
O programa Escola Inovadora de Jundiaí desenvolve o projeto “Contém Sonhos”, que estimula a leitura de todos os estudantes da rede municipal, desde os bebês até os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a cidade tem cerca de 36 mil alunos.
Além das atividades de leitura desenvolvidas em sala de aula, às sextas-feiras, os estudantes vão até a sala de leitura. Lá, escolhem o livro que desejarem levar para a casa em uma sacola de pano personalizada.
Assim, a sexta-feira virou o dia preferido dos alunos do 5º ano A da EMEB José Leme do Prado Filho, do Jardim Esplanada. Nesse dia, a professora Mariana Beraldi os acompanha até a sala de leitura e, ao longo da semana seguinte, trabalham em sala de aula os conteúdos na disciplina de Língua Portuguesa.
[tdj-leia-tambem]
Uma das leitoras da turma, a aluna Giovanna Moraes, de 10 anos, adora os livros de aventura. “Eu gosto muito de ler o ‘Diário de um Banana’ e outras histórias de aventura. Depois que comecei a ler um livro por semana, minha leitura e fala melhoraram muito”, avalia. O gênero aventura é também o favorito do Vitor Busato, também de 10 anos. “Toda semana eu escolho um livro. O da última semana foi o Sherlock Holmes. Isso tem me ajudado a aprender e ler melhor”, comemora o aluno.

Leitura para todos
A gestora de Educação, Vastí Ferrari, incentiva o projeto ‘Contém Sonhos’, destacando a relevância da prática da leitura para todas as crianças, independentemente da idade. “A iniciativa surgiu do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) e é desenvolvida em todas as escolas, ampliando o repertório oral e escrito, a imaginação e criatividade e a percepção dos nossos estudantes, que têm tudo a ver com a melhoria da qualidade de ensino pelo programa municipal”, destaca a gestora.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		