Projeto da Biblioteca Comunitária no Jd. Fepasa avança com oficinas aos moradores do bairro
Connect with us

Jundiaí

Projeto da Biblioteca Comunitária no Jd. Fepasa avança com oficinas aos moradores do bairro

O espaço é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, de maneira interplataforma, organizada pela Rede Jundiaí de Cooperação com o Sesc

Published

on

Atualizado há

Oficinas para a montagem do mobiliário da biblioteca foram realizadas em quatro dias, com moradores. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O desejo dos moradores do bairro em ter uma biblioteca no Jardim Fepasa se torna realidade: a biblioteca comunitária começa a tomar forma. O espaço é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, de maneira interplataforma, organizada pela Rede Jundiaí de Cooperação com o Sesc. Sediada na Associação dos Moradores – “Casa Verde” – ponto de encontro da comunidade para as atividades da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de lazer, a sala ganhará área dedicada à leitura, construída a partir de oficinas com os moradores, também responsáveis pela organização do local, além de outras melhorias.

A junção dos esforços entre os segmentos resultou na construção coletiva do ambiente, que atende aos anseios da população, para o desenvolvimento das infâncias e de todas as idades. Para a adequação do espaço, foram feitas oficinas para a montagem dos móveis coordenadas pelo Sesc. Os participantes tiveram noções de marcenaria, numa atividade que pode alavancar futura nova fonte de renda para os moradores. Ao todo, foram construídas 4 estantes pequenas; 4 estantes adulto; 15 cubos/nichos e 2 sapateiras. Com o espaço já em pleno funcionamento, um acervo literário diverso estará disponível tanto para leitura no local quanto para empréstimo.

O acervo, cuidadosamente elaborado, foi levantado a partir da Mediação de Leitura coordenada pelo Sesc, em dezembro de 2023. Momento de escuta da comunidade e diagnóstico de interesses e comportamento leitor. A partir daí, o olhar curatorial da Unidade de Gestão de Cultura e do Sesc, por meio de suas bibliotecárias, entrou em ação para desenhar uma lista que busca contemplar eixos temáticos como diversidade (autores negros, indígenas e não europeus), formatos diferenciados, literatura periférica, livros de vestibular, poesia, contos, romances, e uma atenção especial para o acervo infantil. Dentre os títulos que comporão a biblioteca, alguns serão doados pelo Sesc e outros disponibilizados pela Cultura.

Satisfeita com a oficina e já de olho em aprimorar o conhecimento e usá-lo como fonte de renda está a moradora Priscila Souza Mattos Moura. “Participei da oficina de marcenaria e estou muito feliz com o que aprendi. Foram quatro aulas, mas quero aprender mais. Existe a possibilidade de novas oficinas. Estou pensando em, além de usar em casa, para meu benefício, posso gerar renda”, comemora.

De acordo com o responsável pela oficina de marcenaria, Daniel Frasson Costa, a demanda feita pelo Sesc Jundiaí foi criada especificamente para o Jardim Fepasa. “Além das técnicas e dos equipamentos usados, os encontros também contaram com apresentação sobre o processo de criação dos móveis, que envolve ergonomia e design, apresentando alguns artistas expoentes da arquitetura e do design e algumas de suas principais características e elementos criativos para os objetos fabricados”, reforçou.

Além de conhecimento sobre marcenaria básica, os moradores também receberam noções sobre ergonomia. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Muitas atividades

Até a entrega do espaço para a comunidade, ainda serão realizadas outras etapas em conjunto com os parceiros, como a aquisição dos livros, oficinas de organização do espaço e de atividades.

O espaço deverá receber programações culturais tais como mediação de leitura, contação de histórias, dentre outras, fomentando a educação e a cultura, a partir de atividades em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura. “A leitura desenvolve o lúdico, muda a sociedade e cria novas experiências. O Espaço de leitura no Fepasa proporcionará desenvolvimento social, com as atividades adicionais que serão realizadas no local”, comenta o diretor de Cultura, João de Lucca.

“O Sesc mantém atividades constantes no Jardim Fepasa e vê, neste projeto, uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços com os moradores locais. A criação de uma biblioteca comunitária e a participação ativa das pessoas na utilização do acervo, aliadas às programações que darão vida ao espaço, visam proporcionar o acesso ao fascinante universo da leitura e dos livros. As ações no campo da literatura, iniciadas há alguns meses na Casa Verde, serviram como indicadores e serão mantidas ao longo do processo de desenvolvimento da biblioteca, proporcionando um diálogo constante com a comunidade, de forma a fortalecer o engajamento e a participação das pessoas”, cita Mariana Marquiori, bibliotecária do Sesc Jundiaí.

“O envolvimento com as populações do entorno é uma das principais frentes da atuação do Sesc. E a parceria para criação da Biblioteca contribui para promover uma ampliação das experiências cotidianas das pessoas no contato com a literatura, a arte e os encontros” complementa Wagner Castro, Gerente do Sesc Jundiaí.

“A Rede Jundiaí de Cooperação, órgão da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), tem a função de unir os setores e acelerar os processos em benefício das pessoas. A biblioteca é mais um resultado conquistado a partir de junção dos esforços e de trabalho com o foco na mudança da realidade das crianças e suas famílias. Jundiaí é a Cidade das Crianças e a cultura e educação são bases para o desenvolvimento da sociedade”, reforça o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi.

A organização do espaço continua. Em breve chegarão os livros para compor o acervo e, quando tudo estiver pronto, o espaço será aberto para uso de todos os moradores do bairro.

Jundiaí

Jundiaí: crianças criam álbum em Libras sobre a Serra do Japi para colega surdo

O álbum “Conhecendo a Serra do Japi”, com 12 páginas, contém os sinais em Libras e facilitou a comunicação de Luís Felipe durante a vivência na aula ao ar livre.

Published

on

Crianças de escola municipal de Jundiaí visitam a Serra do Japi
A visita à Serra do Japi faz parte do projeto Pequeno Cientista da Natureza, da Educação de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na última terça-feira (25), a turma do 2º ano da Emeb Geraldo Pinto Duarte Paes de Jundiaí realizou uma visita à Serra do Japi. Para tornar a experiência ainda mais inclusiva para o estudante Luís Felipe, que é surdo, a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Nataniele da Silva, em conjunto com as crianças da turma, organizou um álbum…

Continue Reading

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí celebra Dia Mundial do Fusca com exibição de carros

Grupo Fusca Clube Jundiaí e Amigos convida o público para uma manhã de nostalgia e admiração pelo carro para celebrar o Dia Mundial do Fusca.

Published

on

Carros expostos em evento de Dia Mundial do Fusca no Maxi Shopping Jundiaí
Foto: Divulgação/Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos

Em comemoração ao Dia Mundial do Fusca, celebrado em 22 de junho, o Fusca Clube Jundiaí e Amigos realizará um encontro de carros no Maxi Shopping Jundiaí. O evento acontecerá no domingo, 23 de junho, das 8h às 12h, no Estacionamento G1 Coberto do Maxi Shopping. Criado por Ferdinand Porsche na Alemanha em 1945, o Fusca rapidamente se tornou um…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é 3ª melhor cidade para morar no Brasil

Ranking mostra Jundiaí na terceira posição do ranking de melhor cidade para se viver no Brasil, e em segundo no lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Published

on

Centro de Jundiaí vista de cima
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Uma pesquisa realizada pelo portal Gazeta do Povo mostra Jundiaí como terceira melhor cidade para morar no Brasil. O estudo utilizou dados oficiais disponíveis e públicos e considerou 21 indicadores como segurança, infraestrutura, saúde, educação, oportunidades de trabalho, entre outras, para rankear os 5.570 municípios brasileiros. De acordo com o portal, cada município foi avaliado individualmente, permitindo uma comparação direta…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora oferece oportunidades de emprego no CRAS Tamoio

A iniciativa do programa Jundiaí Empreendedora contou com a participação das empresas Ara Group, Solística, Refrio, Premiere e McDonald’s.

Published

on

Mulher passa por atendimento com homem em ação de emprego do Jundiaí Empreendedora
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Tamoio, no Jardim Tamoio, recebeu mais uma ação de inclusão socioprodutiva do programa Jundiaí Empreendedora. A iniciativa contou com a participação das empresas Ara Group, Solística, Refrio, Premiere e McDonald's. O Espaço Jundiaí Empreendedora, localizado no Maxi Shopping, oferece uma ampla gama de serviços para auxiliar os cidadãos na busca por oportunidades…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí promove curso sobre uso de Inteligência Artificial para negócios

No curso Equipe Hi Tech, os participantes aprenderam a utilizar ferramentas de inteligência artificial na prática, preparando-se para a transformação digital em suas empresas.

Published

on

Empresários participam de curso sobre Inteligência Artificial para negócios, promovido pela ACE Jundiaí
As vagas para o próximo treinamento, "Vendas Complexas", estão abertas (Foto: ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE) Jundiaí iniciou o projeto DesenvolvACE com o curso de Inteligência Artificial para negócios. O curso Equipe Hi Tech, ministrado pelo especialista Elton Monteiro, ensinou os participantes a utilizar ferramentas de inteligência artificial (IA) na prática. Elton Monteiro desmistificou a Inteligência Artificial, indo além do popular ChatGPT, e ensinou aos participantes como transformar dados em informações…

Continue Reading