
O projeto de educação ao ar livre, que visa promover o contato dos alunos com a natureza, recebeu um prêmio de uma Organização não governamental (ONG) nos Estados Unidos.
O projeto de Jundiaí “Desemparedamento” foi convidado para ser apresentado em lives transmitidas para o mundo todo. De 250 inscrições, o projeto foi um dos 13 escolhidos como boa iniciativa educacional.
“Nós queremos as crianças mais criativas, mais livres, em contato com a natureza, mas ao mesmo tempo aprendendo os conteúdos escolares que são pertinentes a sua faixa etária em lugares onde ela possa compreender o que significa esse conteúdo”, conta a gestora de educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques.
Divididos em turnos, cada dupla tem seu dia e horário para alimentar os animais e limpar os locais onde ficam os bichos.
Com a necessidade de diminuir questões como a alta exposição às telas, a obesidade infantil e questões como a falta de criatividade, o projeto visa tirar os alunos do ambiente fechado das salas de aula, proporcionando ensino em meio à natureza.
No período da pandemia, com aulas online, os alunos acabaram perdendo o contato social e a possibilidade de desfrutar de ambientes abertos. Com a retomada e incentivo do ensino ao ar livre, eles têm grandes ganhos, de acordo com a psicóloga, Luciane Rossi Alves.No período da pandemia, com aulas online, os alunos acabaram perdendo o contato social e a possibilidade de desfrutar de ambientes abertos. Com a retomada e incentivo do ensino ao ar livre, eles têm grandes ganhos, de acordo com a psicóloga, Luciane Rossi Alves.
“Nesses dois anos elas [crianças] ficaram muito presas, confinadas a esse mundo interno, geralmente com telas. Com isso, ela vai ter uma oportunidade de se desenvolver até cognitivamente também, no sentido da percepção, no sentido sensorial, com outro mundo, outras atividades”.
[tdj-leia-tambem]