
O projeto de inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social desenvolvido a partir de parceria entre a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí e da metalúrgica SKF, recebeu um prêmio da Mercedes-Benz. O prêmio visa estimular e divulgar o desenvolvimento e comprometimento sustentável implantado na rede alemã, abrangendo não somente as concessionárias da rede, como os fornecedores.
O curso de linguagem de programação Python, oferecido gratuitamente pela SKF a jovens com 15 anos ou mais, recebeu o Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental. O curso começou em 2020 e já formou 36 jovens. Além disso, a SKF contratou três destes jovens para trabalhar em sua sede, em Cajamar. O objetivo do curso é proporcionar aos jovens uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional na área de programação. Atualmente, essa é uma das mais promissoras e demandadas do mercado de trabalho.
[tdj-leia-tambem]
Abrindo portas
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação da SKF, Marcelo Camargo, a iniciativa contribui para a inclusão social e a redução das desigualdades. O público-alvo do curso são jovens de baixa renda e com pouco acesso a outras oportunidades de capacitação. “Com o reconhecimento do Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Socioambiental, a SKF reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse Camargo.
O diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da UGADS, Lucas Vicente, ressalta a importância da parceria para a pasta. “A proposta da empresa vai ao encontro das iniciativas do setor de Inclusão Produtiva da UGADS, para a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, para que eles cresçam e tenham muitas oportunidades. O reconhecimento do projeto por uma empresa multinacional, como a Mercedes-Benz, demonstra que a junção entre a iniciativa privada e o poder público, para o desenvolvimento de oportunidades é essencial para a sociedade”, destacou.
Nova turma
O processo seletivo para a próxima turma será este mês, com indicações de jovens da rede socioassistencial do município. Como as plantas da empresa encontram-se localizadas em Cajamar, o curso também conta com jovens referenciados pela rede socioassistencial do município. As aulas estão previstas para acontecerem de julho a outubro.