
Jundiaí, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), foi escolhida para apresentar o projeto desenvolvido no município no 10° Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – 10º Renastão -, que ocorre em Brasília, com início nesta terça-feira (6).
Essa edição celebra os 10 anos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), bem como os 20 anos de criação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).
O evento, além disso, também reúne técnicos para discutir experiências prósperas desenvolvidas pelos Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no País.
A gerente do CEREST Jundiaí, Flávia Pagliarde Cerezer, foi a convidada para falar em nome da cidade e, no segundo dia quarta-feira (8), vai abordar as ações de Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador realizadas pelo órgão municipal.
“A nossa unidade desenvolve um trabalho completo que envolve além da vigilância sanitária, atendimento aos trabalhadores, ações educativas, orientações às empresas, ações in loco de levantamento e análise epidemiológica. Atuamos junto à rede de saúde municipal e privada para que tanto os acidentes como os agravos relacionados à saúde do trabalhador sejam notificados. A partir dos dados, atuamos prontamente na investigação, prevenção e promoção da saúde, partindo do individual para o coletivo. Esse é um diferencial e que servirá de exemplo para os demais CERESTs”, enfatiza.
Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raíza, esse reconhecimento do trabalho realizado é importante para a cidade, referência técnica e pedagógica especializada em Saúde do Trabalhador para 10 cidades da região. “O Município está sempre focado na oferta de ambientes de trabalho seguros e saudáveis e, ao longo dos anos, tem realizado um trabalho de excelência. É muito importante podermos compartilhar com o País nossa experiência”, comenta a diretora.
Dados de 2021 do Qualifica CEREST do Ministério da Saúde apontam que o CEREST de Jundiaí está qualificado entre os 10 melhores do Estado de São Paulo.
O órgão somou 155 pontos dos 165 disponíveis em avaliação realizada.
Em setembro, a unidade recebeu a visita de técnicos federais e estadual para conhecer o funcionamento e o trabalho realizado.
[tdj-leia-tambem]