Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Implementado na região do Jardim Tarumã e São Camilo, em Jundiaí, no ano de 2017, o projeto “Entre a Casa e a Escola” foi reconhecido nacionalmente como iniciativa direcionada a melhorar a qualidade da cidade, propiciando o ambiente caminhável para a população pelo “Prêmio Cidade Caminhável – 2021”, realizado pela Sampapé! A terceira colocação na seleção foi conquistada com indicações importantes nos quesitos “caminhabilidade”, “impacto”, “participação social”, “colaboração” e “inovação”.

A iniciativa foi a terceira finalista do Prêmio, na categoria de cidades médias. “Se uma cidade é boa para as crianças, é boa para todos. Com esse pensamento é que Jundiaí se dedica à criação de políticas públicas para os pequenos, que impactam em todas as idades. O projeto “Entre a Casa e a Escola” é um belo exemplo de resultados positivos conquistados a partir de escutas com as crianças e de desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade ambiental, urbanística e de vida da população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

[tdj-leia-tambem]

A diretora de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Angelini, lembra que a base do projeto Entre a Casa e a Escola é o processo de escuta às crianças, identificando as necessidades observadas por elas para tornar o espaço atrativo. “Ao criar rotas mais seguras e agradáveis, com calçadas melhores e mais árvores para sombreamento, incentivamos que mais crianças passem a ir a pé para a escola, contribuindo tanto para sua saúde, como para o uso de espaços públicos no meio do caminho – como praças e parquinhos – e para o estímulo ao comércio local, para atender a demanda dos pedestres.”

De acordo com o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, os avanços conquistados na cidade são resultado de trabalho contínuo. “O Plano Diretor é fruto de um processo de planejamento urbano iniciado em 1969, com a aprovação do 1° Plano Físico Territorial de Jundiaí, e a partir de então vem sendo aprimorado periodicamente para atender a necessidade e o desejo dos moradores por uma cidade melhor, em que se reconheçam, se relacionem e vivam em harmonia. A melhoria do traçado para que as crianças percorram a cidade, com interligação com os sistemas de transporte qualificam o ambiente e incentivam desde a saúde até a economia”, destaca.