
O casal Gilmara Medeiros e Ronaldo Jun Kamikihara desenvolveu um projeto chamado “Para o Bem” que visa ajudar moradores de rua durante a pandemia em Jundiaí.
“Vim de uma família que sempre lutou muito. Durante essa jornada, aprendi a cuidar, compartilhar e, principalmente, amar”, diz Gilmara, que já chegou a passar fome no passado.
Hoje, Gilmara é coordenadora pedagógica e conta que o projeto surgiu de uma ação, onde ela levava marmitas de sopa para moradores de rua durante o inverno, e durante uma entrega foi surpreendida com um pedido.
“Eles pediam cobertores porque a fome passava, mas o frio não”, recorda em lágrimas.
Então, a coordenadora pedagógica começou o planejamento para o próximo inverno com campanhas na escola em que trabalha e pedidos a amigos e familiares.
No entanto, mais uma vez ela foi surpreendida: a chegada do novo coronavírus.
“Comprei uma caixa de máscaras com dinheiro do meu bolso”, diz Gilmara que, até o momento, não conseguiu a ajuda de nenhuma instituição ou ONG da cidade.
Com a doação de cobertores e alimentos, a moradora de Jundiaí prepara as marmitas e doações. “Escrevo em todas marmitas: eu vejo você, eu me importo com você. Não doamos só a comida, mas doamos o tempo, a escuta e amor”, destaca.
A entrega é realizada duas vezes na semana. “Todas vezes que vamos entregar é muito doloroso. É muita fome, é muito frio, eles não têm nada”, lamenta.
Gilmara recebe algumas doações de amigos e familiares, mas destaca “quanto mais, melhor”. Portanto, quem quiser contribuir com o projeto Para o Bem, pode levar ao ponto de arrecadação (Rua Julius, 1.340, Caxambu, Jundiaí).
“Sinto [o projeto] foi um chamado da minha alma. Sou gente cuidando de gente”, finaliza.
Acompanhe o projeto pelo Instagram: @para.obem!