
O projeto Ludoteca, direcionado às crianças de três anos (G3) da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas às aprendizagens das crianças pelo eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Com foco na promoção de experiências lúdicas, o projeto visa promover diversas atividades de acolhimento, centradas na Arte e na Cultura, tais como músicas, jogos, contação de histórias e brincadeiras.
“Alinhado às propostas do Currículo Jundiaiense, o projeto Ludoteca apresenta os desafios coerentes e pertinentes a esta faixa etária e integra a metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, na medida em que prepara os ambientes escolares para a realização de suas práticas e aplicação dos conteúdos. Isso tudo permeado pela intencionalidade do educador na escuta atenta das crianças e pela relevância do brincar, no qual estão presentes aspectos intrínsecos às aprendizagens, que são a investigação e a criatividade”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Implementação e abrangência do projeto
Atualmente, o projeto Ludoteca é conduzido por cinco educadoras e beneficia cerca de 500 crianças em 16 unidades escolares de Educação Infantil 2 (G4 e G5) que possuem turmas de G3. Considerando que os conteúdos já fazem parte da rotina das turmas de Educação Infantil 1, o projeto introduz novos elementos nas escolas do ciclo seguinte, complementando as propostas dos educadores de sala.
Cada turma atendida pelo projeto participa de três aulas semanais, cada uma composta por cinco etapas, mediadas pelas professoras. As etapas incluem uma canção inicial em roda para acolhimento, contação de história, brincadeiras, realização de atividades artísticas desafiadoras e um momento de relaxamento. “Com foco no desenvolvimento do olhar sensível da criança, cada uma dessas etapas contribui para a promoção do bem-estar, sensibilidade, cognição e apreciação estética”, explica coordenadora de Arte na rede municipal, Luciana Paulino.
Experiência na Emeb Professor Owen Zílio
Um exemplo prático da implementação do projeto Ludoteca ocorre na turma de G3 da Emeb Professor Owen Zílio, no Jardim Martins. Durante uma das aulas, conduzida pela professora Carla Trientini, o tema abordado foi o clássico infantil “Os Três Porquinhos e o Lobo Mau”. As cinco etapas do programa foram seguidas, desde a introdução com música até a atividade de relaxamento.
Durante a atividade, as crianças demonstraram envolvimento e interpretação ativa da história. Por exemplo, Ícaro revelou sua imersão na narrativa ao decidir se esconder no “bosque” durante a brincadeira. Já durante a pintura, as crianças expressaram suas preferências e sentimentos em relação aos personagens, como medo do lobo ou identificação com os porquinhos, evidenciando o envolvimento emocional e cognitivo proporcionado pelo projeto Ludoteca.