
A noite desta quarta-feira (11) foi especialmente diferente para as crianças que compõem o Comitê das Crianças de Jundiaí. Em um encontro marcado com o prefeito Luiz Fernando Machado, no Paço Municipal, elas entregaram ao chefe do executivo municipal uma lista com as principais sugestões para que Jundiaí seja, de fato e cada vez mais, a Cidade das Crianças.
O que elas não esperavam, no entanto, é que sairiam da reunião já com a certeza de que uma das ações fosse abraçada pela Prefeitura de Jundiaí: o Parque Mundo das Crianças foi, mais uma vez, confirmado pelo governo municipal e seu projeto inicial apresentado aos pequenos.
Além dos 28 meninos e meninas entre nove e dez anos que fazem parte do Comitê das Crianças, outras 100 crianças participaram da reunião e assinaram um documento que foi inserido em uma cápsula do tempo, em formato de foguete.
O material vai ser enterrado no parque e aberto no futuro.
Parque Mundo das Crianças
O parque não terá parquinhos estruturais, como os que possuem balanço ou gangorra. As crianças vão se apropriar dos brinquedos e aproveitar da forma como entenderem e acharem mais divertido.
“Nosso objetivo é fazer com que elas se desafiem a buscarem novas formas de brincar”, falou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Nosso desafio é educar a partir do parque, para que as crianças possam aprender brincando”.
150 mil m² serão entregues na primeira fase, o equivalente a 15 campos de futebol. Serão 12 quadras (4 de tênis, 4 de street basketball e 4 de areia); 5 praças de parques infantis com brinquedos, pista de skate e parkour, 3 delas com fontes interativas; 1,8 km de ciclovia e estacionamento para 400 vagas.
O principal brinquedo do parque é um foguete de 25 metros de altura.
O brinquedo vai permitir que as crianças desçam e subam – e se aventurem durante todo o percurso.
Comitê das Crianças
O projeto faz parte da iniciativa “Cidade das Crianças”, a qual Jundiaí aderiu em 2018 se tornando a primeiro município do Estado e o segundo do Brasil a incorporar a políticas públicas voltadas à infância.
As crianças que fazem parte do Comitê foram eleitos por sorteio: um realizado no dia 13 de abril no Complexo Fepasa e outro em 26 de junho na Pinacoteca, ambos transmitidos pela internet.
O documento entregue pelas crianças nesta quarta-feira foi construído ao longo do ano, em reuniões periódicas.
[tdj-leia-tambem]