
Para sobreviver durante a pandemia, o Projeto Semear, conduzido pelo Aprendizado Dom José Gaspar, em Jundiaí, fez uma vaquinha online para arrecadar dinheiro para as despesas essenciais.
Segundo a gestora financeira e administrativa da entidade, a Irmã Penha, a entidade já está sofrendo os reflexos da pandemia com o cancelamento de algumas atividades e eventos beneficentes.
O fechamento do comércio também afetou diretamente o projeto que contava com a arrecadação dos cupons fiscais, explica a gestora.
Até o momento, a entidade arrecadou mais de R$ 24 mil, mas a meta é arrecadar R$ 250 mil para garantir as despesas dos próximos meses. Segundo a gestora financeira, o projeto corre o risco de fechar.
“Percebemos [na vaquinha] a generosidade da comunidade. A gente sabe que a situação é difícil para todos e vejo que mesmo assim o pessoal está colaborando. Isso é muito gratificante”, diz a Irmã Penha.
O projeto oferece apoio e assistência social para crianças de 6 a 11 anos em situação de risco social. Atualmente, são 120 crianças atendidas diretamente e 250 famílias atendidas indiretamente.
O Semear realiza acolhimento, acompanhamento escolar, orientação familiar, atividades socioeducativas, esportivas e culturais e, também, dispõe alimentação apropriada aos assistidos.
A assistência está sendo prestada à distância e seguindo todas recomendações do Decreto Municipal e Ministério da Saúde.
Hoje, a instituição, que foi fundada em 1974, é administrada por voluntários da Congresso das Missionárias de Cristo e membros da sociedade civil. Ao todo, são 12 colaboradores entre assistente social, psicóloga, orientadoras sociais, oficineiros e técnicos de manutenção.

Veja como contribuir:
Link da Vaquinha: http://vaka.me/1008383
Link do Facebook: https://www.facebook.com/AprendizadoDomJoseGaspar/