Maria Gabriela segura agenda 2020 do Grendacc
Maria Gabriela enfrentou um linfoma de Hodgkin aos 7 anos de idade. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

O rosto bonito e risonho que ilustra a capa da agenda 2020 do Grupo em Defesa da Criança com Câncer, o Grendacc, é de Maria Gabriela Bezerra e Silva, de 9 anos. Na fotografia tirada em 2018, Gabi, como é chamada pelos amigos, estava sem as madeixas, resultado do tratamento contra um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que acomete o sistema linfático. 

Na foto registrada há dois anos, Gabi está vestida de médica, com jaleco e estetoscópio. Hoje, já recuperada da doença, ela sabe que o uniforme pode não ter sido escolhido por acaso. “Tenho três opções do que quero fazer quando crescer: professora de balé, professora ou médica do Grendacc”, confessa a menina que dança desde os 3 anos.

Inteligente, falante e companheira, Maria Gabriela é apaixonada por fazer amigos e por chocolate – afinal, quem não é? Na sala de aula, conversa com todos, ninguém fica de fora.

E com tantas qualidades, a mãe, Sue Ellen Bezerra e Silva faz questão de ressaltar uma: “ela é extremamente forte”.

No dia do diagnóstico, enquanto a mãe recebia a notícia com lágrimas, a filha ia até a pia ao lado da mesa do médico, puxava um papel toalha do suporte, o dobrava com cuidado e enxugava o choro daquela que, por um minuto, perdeu as esperanças. “Depois disso, ela virou para o médico e perguntou: ‘eu tenho câncer?’ com uma naturalidade e força que nunca vi”, relembra Sue Ellen.

A notícia

Câncer. A doença, embora quando descoberta precocemente tenha chances consideráveis de cura, assusta. A palavra cai feito um peso no estômago. Na família de Maria Gabriela, não foi diferente.

“Eu estava prendendo o cabelo dela, quando um caroço na nuca pulou para fora”, detalha Sue Ellen. “Na época não tínhamos convênio, então fui até o Pronto Atendimento, que nos encaminhou para a Unidade Básica de Saúde. No fim, decidi marcar uma consulta particular para agilizar o atendimento e com um pediatra que já tinha referência”, explica.

Consultas, baterias de exame particulares e até aquele momento nada indicava que o tumor fosse maligno.

“Foi então que o médico da Maria Gabriela nos pediu para vir ao Grendacc, para tentar a fazer a biópsia por aqui, gratuitamente. Quando eu cheguei, entreguei uma carta e alguns minutos depois fui recebida por um outro médico. Ele chegou perto de mim e até hoje lembro das palavras que me disse: ‘não se preocupe, agora ela é nossa paciente”, se emociona a mãe.

Da percepção da existência do caroço na nuca até o diagnóstico, três meses se passaram. Quando a notícia veio, não houve outro pensamento se não o de “acabou. Foi o que eu pensei”, confessa Sue Ellen.

Sue Ellen, com cabelo bem curtinho, e Maria Gabriela com a cabeça raspada
Sue Ellen e Maria Gabriela rasparam o cabelo juntas durante o tratamento. (Foto: Arquivo pessoal)

Mas era só o começo

Em 30 dias, 30 sessões de quimioterapia. Todos os dias a família, que mora no bairro da Roseira, levava Gabi ao Grendacc.

Para enfrentar o período de tratamento, encarar os dias com leveza foi a receita que deu certo. Quando os longos cabelos de Gabi começaram a cair e ela se desesperou, Sue Ellen raspou o cabelo junto com a filha. E, assim, com a família unida, os dias passaram mais rápidos.

“Foi Deus. Eu nunca perguntei o por quê? Eu tentava entender para quê”, afirma Sue Ellen. Para Maria Gabriela, se ela já era forte, hoje, a força é duas vezes maior.

“Quando eu me despedi dos meus amigos na escola, eu achei que não ia conseguir, achei que não iria mais voltar. Mas eu voltei”, fala a pequena, emocionada.

E se fica uma lição? Nem sempre. Mas para Sue Ellen, estar ao lado de outras mães e pais que encararam a doença com seus filhos, sempre há o que aprender.

“Que a gente consiga aproveitar mais os momentos, ressignificar as dores e que sejamos mais humanos”, finaliza.

Agenda 2020

Para que histórias como a de Maria Gabriela continuem sendo escritas, o Grendacc promove campanhas de arrecadação e venda de produtos em seu Bazar Permanente – como a agenda 2020.

Para aqueles que desejam garantir um exemplar, há ainda 500 unidades disponíveis, cada uma no valor de R$ 35. Para adquirir, basta visitar o Bazar Permanente (Olívio Boa, 99, Parque da Represa – Jundiaí, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30) ou entrar em contato com o telemarketing pelo número (11) 4815-8440, opção 4; dessa forma, o produto é entregue no endereço informado pelo solicitante.

Sue Ellen e os filhos Miguel, de 7 anos, e Maria Gabriela, de 9, visitam o Grendacc depois do tratamento.
Sue Ellen e os filhos Miguel, de 7 anos, e Maria Gabriela, de 9, visitam o Grendacc depois do tratamento. (Foto: Larissa Knupp/Tribuna de Jundiaí)

[tdj-leia-tambem]