radar

A Prefeitura de Jundiaí inicia nesta terça (23) a primeira fase da implantação dos novos radares no município. São mais de 50 pontos já definidos em diferentes regiões da cidade, que terão até o final de abril a chamada fiscalização educativa. Ou seja: as multas aplicadas neste período terão apenas caráter de orientação aos motoristas.

Segundo o Tribuna de Jundiaí apurou, a retomada dos radares no município será feita por etapas. Nesta terça (23), a Unidade de Gestão de Mobilidade Urbana e Transporte dá início à instalação das faixas educativas, que antecedem os pontos de fiscalização.

A partir de maio, os proprietários dos veículos infratores vão passar a receber as notificações de multa e os pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As infrações monitoradas pelos equipamentos serão de velocidade, avanço de semáforo, conversão em local proibido, lombada eletrônica e até restrição de circulação de determinados tipos de veículos (não especificados até o momento).

nove de julho
Equipamentos instalados ano passado estavam na fase de fiscalização educativa (Foto: Divulgação/PMJ)

Nota oficial

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí confirmou a implantação dos radares. Confira, na íntegra:

“Com a intenção de diminuir acidentes e mortes no trânsito de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte dá início, a partir do mês de abril, à implantação de equipamentos eletrônicos para a fiscalização de trânsito, os radares. No primeiro mês, os condutores receberão ‘notificações educativas’, sem oneração.

A Unidade de Gestão também salienta que é preparada uma campanha educativa, paralela à implantação dos equipamentos eletrônicos, com faixas contendo mensagens ao motorista.

As infrações com oneração passam a ser aplicadas a partir de maio, após os equipamentos serem aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Inicialmente, serão colocados em funcionamento 11 pontos com radares. O número será aumentado gradualmente, chegando ao total de 58. Todos os locais serão sinalizados, de acordo com a legislação, para que o motorista tenha ciência da existência do equipamento”.

Todos os pontos podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí, que já disponibilizou os locais a serem fiscalizados e também qual tipo de radar será implantado:

CONSULTE O MAPA DOS RADARES AQUI

A fiscalização de trânsito por radares em Jundiaí foi suspensa em março do ano passado, quando as multas educativas já estavam em funcionamento. Na ocasião, a Prefeitura divulgou ter suspendido o contrato após a assinatura do Decreto de Calamidade Pública, criado por conta da pandemia do novo coronavírus.

[tdj-leia-tambem]