
Os novos radares instalados em Jundiaí começaram a aplicar “multas educativas”, desde a última quarta-feira (14), para motoristas que circulam pelas avenidas e ruas da cidade. No total, são 12 equipamentos de fiscalização eletrônica que fazem parte da campanha de conscientização de trânsito, promovida pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), da Prefeitura de Jundiaí. O intuito da campanha é diminuir o número de acidentes com vítimas e mortes no trânsito da cidade.
Os aparelhos só começam a multar a partir de 5 de maio, após a aferição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, explica que nesse primeiro momento, a ideia é chamar a atenção das pessoas, por meio da “multa educativa”, para a infração que elas cometeram. “Assim, integramos o radar à campanha e só depois passaremos a autuar”, conta.
Os valores arrecadados com a cobrança das multas serão aplicados nos quesitos de sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito, conforme prevê a legislação. Entre os meses de junho a setembro, serão instalados novos radares, totalizando 59 pontos na cidade.Todos os locais estarão devidamente sinalizados, para orientar o motorista. Para consultar os locais que serão instalados, basta acessar a página inicial do site da Prefeitura de Jundiaí. Os radares farão a fiscalização de excesso de velocidade, conversão proibida, avanço de semáforo e proibição de trânsito de veículos pesados.
Frota em Jundiaí
Jundiaí conta com uma frota de 337 mil veículos, sendo 78% de automóveis, 16% de motos, 5% de caminhões e 1% de ônibus, para uma população de 423 mil pessoas, que resulta em uma média de 1,2 veículo por habitante.
Dados
Segundo dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, em janeiro e fevereiro de 2021 foram registrados 346 acidentes em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade, com 15 óbitos. Os dados de março ainda não foram disponibilizados. “A intenção da prefeitura é diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito” aponta Aloysio.
Novas ações na campanha
As medidas que compõem a campanha educativa de conscientização aos motoristas são a colocação de 100 faixas de grande proporção com mensagens de atenção nas principais vias da cidade, além de conteúdos em vídeos e postagens nas redes sociais da Prefeitura. Essa ação está programada para ter início na próxima semana. Além disso, a UGMT já trabalha na organização da campanha Maio Amarelo.