Rafael nasceu em 1º de janeiro de 2017 no HU
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Você já parou para pensar o quanto os projetos e o crescimento de uma cidade impactam a vida de quem acabou de nascer? Há quase seis anos, Jundiaí fez uma escolha: a de criar e implantar políticas públicas pensando na próxima geração, ou seja, nas crianças.

Por isso, neste sábado (11), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) reuniu pais, alunos e os profissionais da pasta no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI) para um balanço para lá de especial sobre os impactos da gestão municipal na vida da garotada.

E um dos protagonistas desse bate-papo sobre a Cidade das Crianças, que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, foi o Rafael dos Santos Medeiros, de 6 anos. O menino de sorriso fácil e cabelo de anjo nasceu no Hospital Universitário dia 1 de janeiro de 2017. Além disso, ao longo dos primeiros anos de vida foi atendido pela Creche Galeão Coutinho, conveniada da Prefeitura.

Logo quando ouviu as primeiras palavras de Rafael, a mãe do garoto, Maria Iza dos Santos, notou que ele tinha algumas dificuldades na fala. “A escola na qual ele estuda atualmente, a EMEB Rotary Club, tem sido essencial para o desenvolvimento do meu filho, que também frequenta a ATEAL. Sou muito grata por toda a atenção que recebo”, comentou.

Ela lembrou ainda que recebeu toda a assistência da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) desde que Rafael nasceu. “De lá para cá, sigo usando os serviços do município e só tenho elogios. Sempre que preciso, sou atendida com excelência.”

Assim como Rafa, outras 14 crianças nasceram no Hospital Universitário no dia 1 de janeiro de 2017. Dessas, 12 usam equipamentos públicos, como as Unidades Básicas de Saúde e escolas municipais.

Um vídeo com a história de quatro delas foi exibido e emocionou o prefeito. “Ninguém faz nada sozinho, por isso sou muito grato à equipe da educação por todo esse trabalho dedicado à cidade e às crianças. Fizemos uma escolha no começo do governo, que foi cuidar das pessoas e desenvolver políticas públicas desde a primeira infância. Por isso, ver como estão as crianças com essa faixa etária é algo emblemático, pois o processo de formação de cada uma delas foi de nossa responsabilidade”, comentou Luiz Fernando.

A gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques, também marcou presença. “Nada melhor que as próprias crianças falarem sobre os impactos que os investimentos realizados pelo poder público têm na vida delas.”

[tdj-leia-tambem]

Tablets, computadores, robôs para programação computacional, computadores e telas interativas são equipamentos de tecnologia educacional que, desde o início do ano letivo de 2022, fazem parte da realidade dos estudantes do programa Escola Inovadora de Jundiaí, da rede municipal de ensino. “São mais de R$ 12 milhões em investimentos na aquisição dos equipamentos, materiais e formação dos educadores”, destacou Vastí.

Jundiaí integra a Rede Mundial Cidade das Crianças e o programa Urban95. Além disso, instituiu o Comitê das Crianças, para, muito além de ouvir as opiniões, colocar em prática as ideias da garotada para a cidade.