
Integrante desde 2018, a Rede Mundial de Cidade das Crianças completa 30 anos nesta quinta-feira (27). O grupo foi idealizado pelo pensador, pedagogo e desenhista o italiano Francesco Tonucci, e possui foco no desenvolvimento durante a Infância, período mais fértil e decisivo da vida. A proposta do programa é garantir nas cidades integrantes a liberdade e autonomia das crianças como condição para que as suas sociedades sejam verdadeiramente democráticas
Jundiaí tem articulado diversas iniciativas intersetoriais das Unidades de Gestão da Prefeitura sob a tutela de um programa municipal de mesmo nome, Cidade das Crianças. A proposta é que a cidade seja referência para outros Municípios de Língua Portuguesa em todo o mundo.
[tdj-leia-tambem]
O prefeito Luiz Fernando Machado compartilhou as ações de Jundiaí na proposta. “Em Jundiaí, boas ideias e com fácil execução têm causado a transformação na forma como pensamos a cidade, principalmente no que diz respeito às crianças. Integrar as praças e espaços públicos à rotina escolar, encarar a brincadeira como coisa séria, garantir espaços para a amamentação nos equipamentos públicos e escutar as crianças através de um Comitê constituído, por exemplo, somam-se a outras iniciativas grandiosas, como a construção de um Mundo das Crianças e a inclusão de um capítulo sobre a Infância em nosso Plano Diretor. Estamos de portas abertas para compartilhar nossa experiência e as metas que já construímos”.
Tonucci ressalta o papel de Jundiaí para difundir a proposta. “Infelizmente a pandemia adiou uma visita minha programada à cidade no ano passado. No entanto, nossa impressão com a cidade e o prefeito é muito positiva, pois parecem ter acolhido o projeto em seu significado e já trabalham de modo coerente para desenvolvê-lo. Espero que Jundiaí possa difundir a proposta para outras cidades, dentro e fora do Estado de São Paulo, criando a estrutura para uma rede brasileira de cidades”.
O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, um dos articuladores da Prefeitura sobre políticas para a Infância, comenta o seu envolvimento com a proposta. “A adesão de Jundiaí à Rede tem me proporcionado uma verdadeira transformação. Do ponto de vista pessoal, a paixão com que o Tonucci trata do tema é algo muito inspirador. E do ponto de vista profissional, a preocupação é em ser multiplicador entre os demais gestores da Prefeitura, para que Jundiaí possa ser, de fato, uma Cidade das Crianças, e para que, efetivamente, possamos devolver a cidade para elas.”