Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS) realizou, nesta quinta-feira (2), uma reunião entre os técnicos dos serviços da rede socioassistencial de reflexão sobre as formas de atendimento e intervenção junto às famílias referenciadas pela rede e que possuem idosos acolhidos em Instituições de Longa Permanência (ILPI).

“Durante o encontro, foram abordadas as formas de avaliação das demandas recebidas nos serviços pelos familiares, os mecanismos de denúncia contra violências e proteção aos idosos contra essas violências, a questão dos vínculos e conflitos familiares, além de questões como renda familiar, perda de autonomia, o impacto da situação para a família e a importância do acesso à rede”, explicou a diretora do Departamento de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado.

[tdj-leia-tambem]

O ILPI é uma modalidade tipificada para o acolhimento institucional de idosos. Conforme definido pelo Estatuto de Idoso, esse tipo de acolhimento se trata de situação excepcional, isto é, decorre como estratégia protetiva de pessoa idosa com seus direitos violados. Os abrigos são instituições de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas idosos (60 anos ou mais) e que estejam dentro de critérios avaliados por equipe técnica da Unidade de Gestão.