
Representantes da Guarda Municipal de Jundiaí participaram do Curso de Qualificação para Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência, em Peruíbe, no litoral paulista, na última quarta-feira (15).
Andréia Aparecida de Melo Pontes, Tiago de Almeida e Pontes e Ana Paula Durães Pardim, da Patrulha Guardiã Maria da Penha, falaram sobre o trabalho desenvolvido em Jundiaí a dez agentes da Guarda Municipal da cidade, além representantes do Cras, Creas, Caps e membros da secretarias da Educação, Cidadania e Direitos Humanos.
O grupo jundiaiense que age em defesa da mulher é referência no combate à violência de gênero. Peruíbe, que está qualificando seus guardas para viabilizar a assinatura de um Termo de Cooperação com o Ministério Público, também vai contar, em breve, com a Patrulha Guardiã Maria da Penha.
Referência
A Patrulha Guardiã Maria da Penha, criada em meados de 2019, registra bons resultados.
Nos primeiros quatro meses de atuação, foram conferidas 108 medidas protetivas a mulheres vítimas de violência doméstica, com 25 descumprimentos por parte dos agressores e 12 autores de atos violentos conduzidos em flagrante ao Distrito Policial, com três prisões.
A equipe, coordenada pela subinspetora Arlete e a GM Melo e participação da GM Durães e os guardas Pontes e Carvalho, já realizou 882 patrulhamentos.
[tdj-leia-tambem]