Refogado do Sandi
Foto: Reprodução

Bloco Refogado do Sandi abre oficialmente o Carnaval 2026 de Jundiaí no próximo dia 13 de fevereiro, com um desfile que promete unir festa, consciência ambiental e emoção. Neste ano, o bloco leva para as ruas uma homenagem especial à Associação Mata Ciliar, entidade que há 38 anos atua na proteção da fauna e da biodiversidade da região.

Com saída às 16h, na Praça Ruy Barbosa, o cortejo segue pelas ruas Barão de Jundiaí e do Rosário, com encerramento às 19h, ao lado da Igreja Matriz, no centro histórico. A expectativa é reunir mais de 15 mil foliões, em um evento gratuito, sem uso de abadás ou cordões de isolamento.

Homenagem à Mata Ciliar une samba, cultura e consciência ambiental

A escolha do tema partiu da diretora Gisela Vieira e de Iliana Mendonça, integrante da ala de compositores do bloco. A proposta é celebrar e dar visibilidade ao trabalho da Mata Ciliar, reconhecida como uma das mais importantes associações na defesa e conservação da biodiversidade no Brasil.

“É uma felicidade e uma honra levar o nome da Mata Ciliar para o desfile do Refogado do Sandi. É uma entidade que nos enche de orgulho, e esperamos contribuir para ampliar o reconhecimento e o apoio da comunidade de Jundiaí e região”, afirma Gisela Vieira.

A homenagem também emocionou a equipe da entidade. A médica veterinária Cristina Harumi Adania, coordenadora de Fauna da Associação, destacou o impacto da iniciativa.

‘’Estamos muito emocionados e motivados para seguir com nosso trabalho e com essa grande batalha em defesa da vida silvestre e da biodiversidade’’.

“Ser abraçado pelo Refogado é ser abraçado pela cidade”

Para o presidente da Mata Ciliar, Jorge Bellix de Campos, a homenagem representa o reconhecimento coletivo do trabalho desenvolvido ao longo de quase quatro décadas.

“Ser abraçado pelo Refogado do Sandi é ser abraçado pela cidade”, afirma. “É o reconhecimento do esforço coletivo em torno do nosso trabalho e isso nos dá uma energia imensa para seguir em defesa da vida.”

Desde 2016, o Refogado do Sandi é reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Jundiaí, reforçando seu papel de integração entre cultura popular, identidade local e causas sociais.

Sobre a Associação Mata Ciliar

Fundada há 38 anos, a Associação Mata Ciliar atua no resgate, tratamento e reabilitação de animais silvestresvítimas de atropelamentos, tráfico e ferimentos.

A entidade também é referência na proteção de felinos neotropicais, no monitoramento da fauna da Serra do Japi, além de desenvolver ações de educação ambientalrecuperação de áreas degradadas e proteção de recursos hídricos.

Mais informações e formas de apoio estão disponíveis neste link!

Agenda do desfile

  • 13 de fevereiro – sexta-feira de Carnaval
  • 16 horas
  • Saída da Praça Ruy Barbosa
  • Centro de Jundiaí

Conheça o samba do Refogado 2026

Salve a Mata Ciliar! Preservar é festejar!
(Iliana Mendonça / Décio Scalle / Renato Vianna / Tom Nando)

No tic tac do meu coração
O bloco vem na multidão
Trazendo alegria e consciência
Com samba, amor e resistência

A mata ciliar tá a cuidar
Dos rios bichos e do ar
Quase quarenta anos de paixão
Preservar é nossa missão

Oh oh vamos cantar
Salve a mata ciliar
Refogado vem lembrar
Preservar é festejar

Oh oh vamos cantar
Salve a mata ciliar
Com amor e educação
Vamos juntos de coração

Nascentes brotam, querem viver
A natureza só tem a oferecer
Cuidar da terra é celebrar
É o Refogado do Sandi a desfilar

Oh oh vamos cantar
Salve a mata ciliar
Com amor e educação
Vamos juntos de coração