
Os projetos de maior relevância para a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) agora terão um impulso significativo. Nesta quinta-feira (02), uma reunião no Paço Municipal oficializou a criação do primeiro escritório técnico de projetos metropolitanos do Brasil. A iniciativa abrange os sete municípios da RMJ.
“Um escritório que venha a estabelecer as prioridades para os municípios é fundamental para a execução das políticas públicas. Por isso, estamos muito felizes com essa nova fase da RMJ, pois representa a execução de projetos com uma visão de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento de toda a região”, afirmou o prefeito Luiz Fernando Machado, que também é presidente da RMJ.
Abrangendo projetos estratégicos
O novo órgão reúne representantes das sete cidades da Região e engloba projetos como a requalificação do Vale do Rio Jundiaí, que beneficia a maioria dos municípios. Além disso, abordará iniciativas que envolvem Mobilidade Urbana, Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária. À medida que cada projeto avançar, seguira para as demais esferas para captação de recursos e execução das obras.
“Quero agradecer aos sete municípios que, nos últimos 15 meses, conseguiram contextualizar de fato o que é uma Região Metropolitana. O escritório técnico de projetos responde o que a sociedade quer e precisa, que é a capacidade de oferecer mais do que ideias e sim materialização de projetos por meio de ações”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto.
Também participaram os prefeitos Estanislau Steck (Louveira), Rogério Cavalin (Itupeva), Rodolfo Braga (Várzea Paulista), e a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes.