
Com a mais recente confirmação do município de Jundiaí em uma rede internacional, a internacionalização local ganha força na sua condução estratégica e alinhada com os objetivos das políticas de governo.
De acordo com o prefeito, a consolidação de parcerias em redes internacionais também abre novas oportunidades para que Jundiaí receba investimentos externos em seus programas prioritários, como, por exemplo, o Cidades das Crianças e o Cidade Inteligente, focado em desenvolver soluções tecnológicas para impactar positivamente na qualidade de vida.
“A articulação internacional voltou a ser feita de forma efetiva também por conta da notoriedade global que Jundiaí alcançou em diferentes setores nos últimos cinco anos”, aponta o prefeito. “Para exemplificar, recebemos, por duas vezes, o reconhecimento do estudo feito pelo Financial Times em que nos posiciona como a melhor do Brasil e entre as melhores das Américas para investimento internacional”, destaca.
A internacionalização teve grande intensificação em novembro, após o lançamento da revista digital ‘Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil’, que foi apresentada em feiras internacionais como a Smart City Expo World Congress (SCEWC), maior feira de cidades inteligentes do mundo; em seguida, em Paris, França, na Cloud Expo Europe e também na Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais, também em solo francês.
Os gestores de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Cristiano Lopes junto com equipe, ainda visitaram a Station F, o maior coworking do mundo e encerraram o circuito na inovadora Feira das Profissões.
“A participação em feiras internacionais, além de projetar, ainda mais Jundiaí para o mundo e atrair mais negócios para a cidade, nos demonstrou que o planejamento adotado pela gestão está alinhado com o que está sendo realizado por grandes potências mundiais, com a oferta de Educação que estimule as potencialidades das crianças, aberta à natureza e com apoio de tecnologia, Saúde mais próxima do cidadão e apoiada em tecnologia, que é a grande base para o desenvolvimento de cidades inteligentes”, detalha Parimoschi.
Cidade das Crianças
Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) Marcelo Peroni, a participação internacional reforça a importância das iniciativas e adesões que Jundiaí fez às Redes Latino-Americana Cidade das Crianças e Urban95.
“Das iniciativas desencadeadas desde 2019, com a inclusão no Plano Diretor da cidade de um capítulo específico para a infância, muito já foi realizado, como a implantação do Mundo das Crianças, espaço de aprendizagem, cultura e preservação da natureza; a Fábrica das Infâncias Japy, o Parque Naturalizado Japy, o Espaço Expressa e, a ser entregue neste mês, a primeira Área da Infância, que tem o objetivo de estimular o caminhar, o contato com a natureza e a maior segurança para o pedestre”, ressalta o gestor.
Ainda fazem parte das iniciativas solicitadas pelas crianças e desenvolvidas na cidade os programas:
- Pé de Árvore (com arborização de vias);
- Pé de Ouvido (totens de leitura digitalizados);
- Pé de Infância (pinturas lúdicas em espaços públicos);
- Ruas de Brincar (fechamento de vias para o aproveitamento dos moradores em dia específico).
Além disso, as crianças também tiveram uma grande participação em espaços de escuta para o auxílio da construção do PPA 2022-2025, no Plano de Mobilidade e no Primeiro Plano de Bairro do Município, do Jardim Novo Horizonte.
Por esses motivos, em março de 2023,Jundiaí será palco para o Encontro Latino-Americano da Rede Cidade das Crianças e Fórum das Infâncias, a ser realizado entre os dias 18 a 25 de dezembro.
Além de apresentações, visitas e debates entre os integrantes da rede internacional, com mais de 200 cidades do mundo participando, Jundiaí será o exemplo das políticas públicas para a infância, com a apresentação das políticas de desemparedamento da infância, de estímulo ao brincar, do contato com a natureza, do urbanismo amigável à infância e da escuta e participação das crianças no desenvolvimento de políticas, a partir do Comitê das Crianças.
“A realização do encontro na cidade de Jundiaí é de extrema importância pois além de validar os esforços que temos realizado de maneira interssetorial no governo para priorizar as políticas para a infância, nos traz novas oportunidades de crescimento dessa política prioritária e nos coloca num lugar de destaque, fazendo com que novos parceiros possam se juntar a nós e o mais importante, entregando às crianças de Jundiaí, uma cidade melhor para se viver”, salienta o gestor de Cultura.

[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		