
Uma das réplicas do corpo de São Vicente de Paulo peregrinará por algumas paróquias de Jundiaí, durante o mês de fevereiro.
A primeira igreja a receber a imagem, que contém uma relíquia do santo, foi a Catedral Nossa Senhora do Desterro, localizada no centro da cidade. A inciativa é da Congregação da Missão, grupo fundado por São Vicente, em 1625. Hoje, a Congregação tem em sua formação padres e irmãos missionários que se dedicam às obras de evangelização.
“Essa peregrinação é uma preparação para os 400 anos da fundação da Congregação da Missão. Nós os celebraremos em 17 abril do ano que vem. São várias províncias [da Congregação da Missão] no mundo”, explica o padre Edson Friedrichsen, responsável por conduzir a ação. “O nosso superior geral pediu que eu fizesse esse trabalho com a réplica e a relíquia, que é um pedaço encapsulado do osso de São Vicente”, completa.
“A proposta é passar em todas as paróquias do Brasil que nos acolherem, divulgar a espiritualidade, o carisma e o trabalho vocacional, bem como chamar as pessoas a conhecerem São Vicente de Paulo”, diz o padre. De acordo com ela, a imagem veio de Roma, na Itália.
Espiritualidade de São Vicente
Na visão do presbítero, o principal significado é fazer com que as pessoas, ao visitarem a imagem, possam sentir a espiritualidade de São Vicente e se inspirar em seu testemunho de vida, respeitando, cuidando e acolhendo o próximo, relacionado, também, com os trabalhos realizados pelo HSV, pela oferta de atendimento hospitalar gratuito e de qualidade à população.
Em Jundiaí, a imagem permanecerá até o dia 29 de fevereiro. A partir dessa data, ela seguirá para a cidade de Aparecida, em São Paulo, onde será exposta para os romeiros vicentinos de todo Brasil que irão à Basílica Nacional, no início do mês de março. “Esse momento que estamos vivendo aqui é preparatório para o maior público que ela irá receber porque serão pessoas do Brasil inteiro”, conclui o Padre Edson.
Programação das paróquias
- 10 e 11 de fevereiro (sábado e domingo) – Paróquia Beato Frederico Ozanam – Parque do Colégio – Jundiaí;
- 12 a 14 de fevereiro (segunda a quarta) – Catedral Nossa Senhora do Desterro (Altar de São José) – Jundiaí- SP;
- 15 a 17 de fevereiro (quinta a sábado) – Igreja Matriz Santa Isabel – Barão Geraldo – Campinas-SP;
- 17 a 19 de fevereiro (sábado a segunda) – Paróquia São Vicente de Paulo, Vila Marlene, Jundiaí-SP;
- 19 a 21 de fevereiro (segunda a quarta) – Catedral Nossa Senhora do Desterro (Altar São José) – Jundiaí –SP;
- 21 a 23 de fevereiro (quarta a sexta) – Paróquia Santa Rita – Indaiatuba- SP;
- 23 e 24 de fevereiro (sexta e sábado) – Comunidade Mãe da Igreja – Jardim Eulina – Campinas-SP;
- 24 a 29 de fevereiro (sábado, domingo, segunda, terça, quarta e quinta) – Catedral Nossa Senhora do Desterro (Altar de São José) – Jundiaí-SP.
[tdj-leia-tambem]