Representantes da Fundação Cintra Gordinho visitam Mundo das Crianças, em Jundiaí

Para conhecer os conceitos aplicados nas instalações, os representantes da diretoria da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) visitaram o Mundo das Crianças, localizado em Jundiaí. A proposta da visita foi organizada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças (UGGF).

“O Mundo das Crianças traz como conceito o brincar livre, com a instalação de brinquedos não convencionais e com a proposta de acesso universal, também para as crianças com deficiência”, explica Marcelo Peroni, gestor da Unidade da Gestão de Cultura e um dos condutores da visita.

Pela Fundação, estiveram presentes a diretora administrativa e educacional da FAACG, Cida Bosco; a diretora de Patrimônio, Cristiane Diaz; e o consultor de Patrimônio Arquitetônico, Conservação e Restauro, Jorge Vernaglia. A FAACG atua no Município desde 1957 junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são 1500 atendidos pela instituição.

“Temos acompanhado as iniciativas da Prefeitura para a Infância e este nome e as dimensões do Mundo das Crianças nos chamaram a atenção. Nós sabemos da importância desse tipo de investimento e o quanto isso se reflete na vida adulta”, relatou Cida Bosco. “Em cada instalação, notava-se a organização, pesquisa e conceito aplicados. Apesar de ser voltado para as crianças, aquele espaço é ideal e aberto para todos . Saí de lá entusiasmada e orgulhosa em ser jundiaiense”.

Programas municipais

Os participantes também conheceram mais sobre os programas municipais Cidade das Crianças e Pé de Infância. “Com a adesão de Jundiaí à Rede Urban95, em dezembro do ano passado, o Mundo também traz o olhar da Prefeitura para as crianças de até 95 centímetros, com instalações do programa Pé de Infância. A iniciativa é um trocadilho de palavras, que brinca com as potências da Infância e com a importância da relação com o cuidador para a transmissão de canções, brincadeiras, histórias e outras tradições orais para o desenvolvimento infantil”, contou Peroni.

A visitação também contou com a condução da diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas da UGGF, Daniele Ruiz, representando, juntamente com a assessora de Políticas Governamentais Paula Mestrinel, a Rede Jundiaí de Cooperação; e do assessor especial da DAE Jundiaí, Luiz Trientini.

[tdj-leia-tambem]