
A Praça Dom Pedro II, conhecida como Praça das Rosas, está em processo de revitalização e deve ser entregue em setembro deste ano. A obra, que teve início em 2023, faz parte de um amplo projeto de requalificação do Centro de Jundiaí, com o objetivo de torná-lo mais atrativo para os moradores e visitantes.
A nova Praça Dom Pedro II contará com:
- Infraestrutura moderna e funcional: o local terá novos pisos, bancos, lixeiras, bicicletários e bebedouros, além de um novo sistema de iluminação em LED.
- Mais verde: a área verde da praça será ampliada e receberá novas espécies de plantas e flores.
- Espaço de qualidade para a convivência: a praça terá um novo playground para as crianças, mesas de jogos e um palco para apresentações culturais.
Esta é a primeira de uma série de praças da região central de Jundiaí a ser revitalizada como parte do projeto de requalificação urbana. Esse esforço faz parte de um conjunto de melhorias que incluem a revitalização do Centro das Artes e seu entorno, a implementação do Expressa e a instalação de iluminação de LED, formando assim um corredor cultural.
Segundo o prefeito Luiz Fernando Machado, essas ações visam aumentar a qualidade de vida na região central, incentivando a apropriação dos espaços públicos pela população e, consequentemente, impulsionando o comércio local.
Recursos e execução do projeto da Praça Dom Pedro II
O projeto da Praça Dom Pedro II está sendo financiado com recursos próprios da Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). O gestor da UGISP, Eduardo Valença, destaca que as frentes de trabalho estão atuando de maneira conjunta para garantir a qualidade e o avanço contínuo da obra. Até a entrega, os investimentos previstos na requalificação da praça somarão aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Projeto Urbano-Arquitetônico

O Departamento de Projetos Urbanos da Prefeitura de Jundiaí foi responsável pela elaboração do projeto urbano-arquitetônico, que faz parte de um trabalho intersetorial. Esse projeto visa potencializar e melhorar a ambiência do espaço público, tornando-o mais atrativo para a convivência, lazer e utilização dos serviços e comércio local. De acordo com Jones Martins, gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), essa requalificação é parte de um projeto integrado de revitalização de toda a área central da cidade.
Outras intervenções no Centro de Jundiaí
Além da Praça Dom Pedro II, o projeto de revitalização do Centro inclui a requalificação e ampliação das áreas de calçadão, bem como a reforma das praças Governador Pedro de Toledo, Marechal Floriano Peixoto (Matriz), Tibúrcio Estevam Siqueira (no Largo São Bento) e Rui Barbosa (próxima ao Gabinete de Leitura).
No total, serão realizadas 25 ações em diversas áreas, como urbanismo, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e cultura, com investimentos previstos de R$ 50 milhões. Essas ações visam transformar o Centro de Jundiaí em um ambiente mais acolhedor e funcional, incentivando a população a utilizar mais os espaços públicos e, consequentemente, dinamizando o comércio local.