Participantes acompanham reunião da Comissão de Revitalização do Centro de Jundiaí na Câmara Municipal.
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

Depois de três meses de reuniões e debates, a Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento das Políticas de Desenvolvimento Econômico e Revitalização da Região Central encerrou, nesta semana, seus trabalhos na Câmara Municipal de Jundiaí. O relatório final, com demandas e propostas, será entregue ao prefeito Gustavo Martinelli no próximo dia 29.

Desafios do Centro em debate

Durante a reunião, representantes de entidades, comerciantes e moradores compartilharam os principais problemas enfrentados diariamente na região central. Entre as queixas apresentadas estão a falta de segurança, acúmulo de lixo, distribuição desordenada de marmitas às pessoas em situação de rua – que tem gerado problemas sanitários e proliferação de roedores – e a ausência de estímulos para novos empreendimentos.

O vereador Henrique Parra Parra, um dos integrantes da Comissão, destacou o papel do grupo. “O papel da Câmara agora é formular as propostas em um relatório especial e passar o bastão para a prefeitura”, afirmou.

[tdj-leia-tambem]

Revitaliza Centro apresenta soluções

A comerciante Flávia Merighi, representante do movimento Revitaliza Centro, criado em 2025 por moradores e comerciantes, apresentou 18 soluções desenvolvidas pelo grupo. As propostas foram acompanhadas de registros fotográficos que mostram o contraste entre a realidade atual e o potencial da região.

“A nossa visão é que queremos um Centro seguro, vibrante e cheio de vida, onde as pessoas queiram estar, viver e empreender. São coisas simples que podem mudar a cara da cidade”, ressaltou.

ACE reafirma compromisso

A Associação Comercial Empresarial (ACE), representada pela presidente Leandra Maia, reforçou a necessidade de união entre os diferentes setores da sociedade para garantir avanços concretos. “Não podemos mais adiar as mudanças que o Centro precisa. Quando todos atuam juntos, o resultado aparece mais rápido e melhor”, afirmou.

Leandra destacou que a entidade seguirá apoiando as ações de revitalização em parceria com o poder público e outras instituições. “A entidade reafirma seu compromisso em colaborar com o poder público para que as ações de revitalização do Centro avancem”.

A ACE já havia participado da terceira reunião da Comissão, em 18 de junho, quando apresentou iniciativas em prol dos comerciantes do Centro e empreendedores de todo o município.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4