
Líderes comunitários, moradores e representantes dos serviços públicos do Jardim São Camilo se reuniram na terça-feira (10) com o prefeito e gestores municipais para discutir os próximos passos do projeto de revitalização do “Sanca”.
A iniciativa foi proposta em encontros anteriores entre Prefeitura e membros da rede Sociabiliza-Ação.
Na reunião desta semana, além do cronograma, os presentes também definiram o modelo de gerenciamento da obra. Assim como ‘gerentes’ representantes do poder público serão definidos para acompanhar cada projeto, a Rede Sociabiliza-Ação também vai indicar responsáveis, que acompanharão a execução das ações no bairro.
Mudanças
Diversas ações, em diferentes áreas, compõem o projeto de revitalização do Jardim São Camilo.
Cursos de empreendedorismo (manicure, cabeleireiro etc) e aulas dadas pelos profissionais da TV TEC vão buscar fomentar a questão da empregabilidade.
A reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde e a regularização fundiária vão melhorar o acesso à saúde e moradia.
A construção da área de lazer do platô na Viela do Pelé, drenagem de todas as vielas do bairro e a abertura da passagem na área 9 da Avenida São Camilo, vão facilitar a acessibilidade da população e criar espaços de convivência, esporte e cultura.
Também serão realizadas oficinas culturais e Ruas de Brincar.
Algumas melhorias estão programadas para serem entregues no próximo dia 20. Outras obras podem ser acompanhadas pela internet, através do Observatório Jundiaí.
Diálogo
A revitalização do Jardim São Camilo está sendo construída em conjunto.
O gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, reforçou a participação da comunidade.
“Não queremos estabelecer projetos desenhados exclusivamente pela prefeitura. Precisamos ouvir os anseios da comunidade, as pessoas que moram no bairro, e priorizar as demandas que são mais emergentes e que alcançam o maior número de pessoas. Precisamos levar para a comunidade políticas públicas que ofereçam oportunidades para as pessoas”, afirmou.
Líder comunitário do Jardim São Camilo, Jensen Silva, disse que nunca houve projeto similar, com tantas ações para o bairro. “Os moradores também nunca usufruíram de uma área de lazer exclusiva para a comunidade. Pela primeira vez estamos vendo alguns de nossos sonhos se materializarem”, falou durante a reunião.
“Esta é a ‘devolvida’ da reunião de novembro, quando apresentamos sugestões e ouvimos a comunidade através de seus líderes. Podemos fazer a diferença na vida da geração que está vindo para viver naquela região”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.
A próxima reunião extraordinária da Rede foi agendada para o dia 27 de janeiro, na Prefeitura.
[tdj-leia-tambem]