
Nos últimos tempos, seja pela internet ou na televisão, um homem tem despertado a alegria das mulheres e a incredulidade – para não dizer o desespero – de muitos maridos pelas habilidades que apresenta dentro de casa. O ator e apresentador Rodrigo Hilbert é o famoso “faz tudo”: cozinha, realiza reparos na casa, faz crochê e chegou até a ajudar a construir a capela onde se casou com a apresentadora Fernanda Lima. Hilbert se tornou o “modelo do homem perfeito” no Brasil todo, mas Jundiaí não fica atrás quando o assunto é esse.

Rafael Henrique Pincela, 37 anos, o Rafão, é mecânico e mora no bairro Colônia. Há mais de 10 anos ele resolveu se aventurar em trabalhos manuais, como reparos e pintura. Assim, uniu o útil ao agradável e criou um hobby que impressiona muitas pessoas.
Pelas mãos do mecânico já foram criados móveis, uma churrasqueira completa e até uma luminária utilizando um barril de cerveja… tudo do zero! “Eu gosto muito de aprender novas coisas, um ofício diferente. Como, por exemplo, trabalhar com madeira, alvenaria. Tudo que acho que é possível fazer, eu vou atrás, tento e faço”, conta. Uma das criações mais recentes foi um pula-pula para a filha, utilizando apenas pneu e cordas.

Além das ideias inovadoras de construção e reformas, Rafão tem outros interesses, como o cultivo de suculentas, compostagem orgânica e até se aventurar pintando o cabelo da esposa. Outra paixão do mecânico é a cozinha. “Encontrei esse hobby, também, como uma válvula de escape. Passei por duas cirurgias na coluna e, embora não pareça, tenho algumas limitações e isso me ajuda a distrair, me sentir bem. Mesmo com tudo isso, a gente se adapta e é possível fazer, sim!”, ressalta.

Do início ao fim
Rafão explica que na maioria das criações, a esposa dá a ideia e eles organizam juntos os materiais. “Ela é a pilota na parte das ideias. Eu executo”, conta. A última peça foi uma mesa, que ele fez após comprar a madeira: montou sem pesquisa ou molde.
[tdj-leia-tambem]
Como já era de se esperar, muitos amigos e pessoas que conhecem o lado criativo de Rafão pedem para que ele comercialize esses itens. Mas ele deixa claro: “Não tenho interesse em vender, não! Presentear sim, inclusive tenho mais dois projetos em mente: um para minha irmã e outro para mim. Mas venda, não. É para distrair, um hobby mesmo”.
Sobre a comparação com Rodrigo Hilbert, o mecânico conta que as pessoas dizem que o ator encontrou um concorrente de mão de obra multifuncional. “Eu mantenho a cabeça bem ocupada. E, na verdade, é por isso que faço as coisas, sabe? Gosto de aprender, tenho prazer em fazer as coisas”.

E ainda é professor…
Rafão também dá aulas de mecânica básica para mulheres. “O curso é voltado às explicações, cuidados e conservação do veículo, com uma linguagem lúdica, voltada para a mulher”, conta.
Uma das aulas do curso ensina técnicas de troca de pneu, para que as mulheres não dependam de ajuda externa. As aulas já passaram pelo Sesc Jundiaí, Maxi Shopping e até no Fundo de Solidariedade de Jundiaí.