Rota dos Sabores
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí lançou oficialmente, na noite da última sexta-feira (30), a Rota dos Sabores, a décima Rota Turística da cidade. A iniciativa é vinculada à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e reforça o compromisso da administração com o turismo rural e gastronômico local. O evento de lançamento ocorreu na Quinta da Paz BR, um dos empreendimentos que integram a nova Rota, localizada no bairro Champirra.

Durante a cerimônia, foi apresentado ao público o site oficial da Rota dos Sabores, desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). A plataforma já está disponível e permite aos visitantes consultar as opções gastronômicas, lojas especiais, pontos de visitação e hospedagem que compõem o novo roteiro.

Diversidade de experiências em diferentes bairros

Com cerca de 20 atrativos turísticos, a Rota dos Sabores contempla empreendimentos públicos e privados, unindo gastronomia, lazer e a riqueza da produção local. Os empreendimentos estão distribuídos por bairros como Bosque dos Pinheirinhos, Champirra, Engordadouro, Fernandes, Horto Florestal, Parque da Represa e São José da Pedra Santa.

Entre os destaques gastronômicos estão:

  • Rancho do Baiano (São José da Pedra Santa)
  • Aroma da Fazenda (Parque da Represa)
  • Cantina Pietra Santa (São José)
  • Lambuza (Engordadouro)
  • Quinta da Paz BR e Vinícola Oliveira (Champirra)
  • Quinta dos Alves (Corrupira)
  • Rosas do Horto (Bosque dos Pinheirinhos)
  • Vinícola Saccomani (Horto Florestal)

Esses locais oferecem desde comida mineira e cantinas italianas com fogão a lenha até padarias artesanais, lanchonetes de coxinhas, vinícolas e chácerias.

Pontos de visitação e lojas especiais

Além da gastronomia, a Rota inclui parques municipais, como o da Cidade, do Engordadouro, do Trabalhador (Corrupira), o Mundo das Crianças e o Parque de Bicicleta Montanhas, no Bosque dos Pinheirinhos. Também fazem parte da Rota a Hípica Vitória (Horto Florestal), o ateliê ArtBox Chás, Infusões e Presentes Afetivos (Chácara Morada Mediterrânea) e a Farm Box, incluída na lista de lojas especiais.

Cantina Pietra Santa, a Quinta da Paz BR e as vinícolas Oliveira e Saccomani também compõem os pontos de visitação da Rota.

Fortalecimento do turismo e empreendedorismo rural

A gestora da UGAAT, Marcela Moro, ressaltou a importância da nova Rota para a valorização da identidade rural da cidade.

“A nossa ideia é trabalhar a identidade dessa região. Cada um desses empreendimentos está se esforçando nesse sentido, trazendo experiências super diferenciadas”, destacou.

O prefeito Gustavo Martinelli também celebrou a novidade e enfatizou o impacto positivo para a economia local:

“É um dia especial, estamos dando início a um novo capítulo na valorização das nossas raízes, da nossa cultura, dos nossos produtores e empreendedores. A Rota dos Sabores chega para destacar aquilo que temos de mais autêntico, os sabores de Jundiaí. Essa nova rota turística une tradição e inovação”, afirmou.

O chefe do Executivo destacou ainda a importância da gestão colaborativa e do incentivo ao empreendedorismo:

“Estamos construindo um governo que ouve, que trabalha junto, que investe no que é nosso. Essa rota representa exatamente isso: um caminho construído com diálogo, união e compromisso com as pessoas. Ela fortalece o empreendedorismo rural, gera empregos, movimenta a economia e melhora a qualidade de vida da nossa gente. Uma conexão entre a tradição, o lazer e o empreendedorismo.”

A Rota dos Sabores já está inserida nas ações promocionais do município, como feiras e eventos, ampliando a visibilidade dos empreendimentos locais e fomentando o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável para Jundiaí.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]