
A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) realizou, nesta semana, uma reunião de trabalho com os empreendedores da Rota Turística Afro de Jundiaí. O encontro aconteceu na Sala de Situação do Paço Municipal e reuniu cerca de 30 participantes da primeira turma de formação promovida pela Prefeitura no primeiro semestre.
O objetivo foi reforçar o canal de diálogo entre o Poder Público e o grupo, ampliar as possibilidades de negócios e dar os encaminhamentos formais que envolvem as Rotas Turísticas do município, atualmente somando dez iniciativas temáticas.
Diversidade de produtos e serviços
Logo no início, cada representante apresentou suas áreas de atuação, evidenciando a riqueza e diversidade da Rota. No segmento de Gastronomia, já fazem parte da iniciativa o tradicional acarajé, doces artesanais, brownies e cocadas.
Em Artesanato e acessórios, destacam-se roupas, artesanato sustentável, velas aromáticas, incensos naturais, bijuterias e peças em macramê. Já entre os serviços, os participantes oferecem penteados e trançados afro, serviços de comunicação e fotografia.
Fortalecimento do empreendedorismo afro-brasileiro
A gestora da UGAAT, Marcela Moro, ressaltou a relevância do encontro para o fortalecimento da Rota.
“Ao final da formação deste grupo, tivemos a formalização da passagem desta Rota para a Unidade, assim como em todas as frentes de atuação da UGAAT – o Agronegócio, o Abastecimento e o Turismo – temos o empreendedorismo e geração de negócios e oportunidades como foco. Com esta Rota, o caminho é ainda mais especial, pois queremos reforçar ainda mais o diálogo com os participantes para recontar uma história, a de uma Jundiaí múltipla, da contribuição desta ancestralidade e de dar a vocês o lugar de destaque merecido”, afirmou.
Próximas ações e desafios
Com site e redes sociais oficiais já lançados, a Rota Turística Afro contará agora com atualizações constantes sobre os empreendedores e negócios participantes.
Entre os temas tratados na reunião, estiveram as próximas atividades e feiras promovidas pelo Município, padronização e formatos de exposições, além dos desafios enfrentados pelos participantes, como a necessidade de produção de materiais informativos básicos para eventos.
A diretora do Departamento de Turismo, Mirian Oliveira, acompanhada de sua equipe, destacou a importância da continuidade do trabalho em conjunto:
“Queremos, cada vez mais, ampliar o mapeamento das atividades de vocês, conhecer seus rostos e os seus trabalhos, dando sempre a liberdade de interlocução e exploração da marca da Rota para torná-la conhecida na cidade e região.”
Saiba mais sobre a Rota Afro
No site oficial da Rota Turística Afro, é possível conferir informações sobre os objetivos, histórico, empreendedores, intervenções artísticas, lojas especiais, agências especializadas, opções de visitas, gastronomia e hospedagem.
Quem tiver interesse em participar da Rota pode procurar o Departamento de Turismo da UGAAT pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4589-9264.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]