
Você sabia que hoje, 24 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Infância? Se você é Jundiaiense, já sabe que esse tema é muito importante na nossa cidade. Desde 2018, Jundiaí tem se destacado nacional e internacionalmente por suas ações em prol da infância e com seu título de “Cidade das Crianças”.
Mas você se lembra como isso começou, e o que tem sido feito na cidade com essas iniciativas?
Projeto Cidade das Crianças
Dezembro de 2018 foi um mês histórico para o município. Neste mês, Jundiaí se tornou a primeira cidade de São Paulo, e a segunda no Brasil, a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Mundo das Crianças.
Esse projeto integra ainda a Urban95, uma iniciativa internacional, da fundação holandesa Bernard van Leer. Esse grupo tem como propósito incluir a perspectiva de crianças e seus responsáveis no planejamento urbano de cidades ao redor do mundo. Assim, gestores públicos recebem através do projeto capacitações para entender como contribuir com o desenvolvimento infantil a partir de experiências nas cidades, atuando em locais onde estão os bebês e suas famílias – principalmente as mais vulneráveis.

Com isso, as cidades que integram o Projeto Mundo das Crianças entendem e projetam planos para a comunidade, sob a perspectiva de quem tem 95 cm – ou seja, para crianças a partir de 3 anos de idade. Assim, a iniciativa incorpora essa lente da primeira infância na gestão das cidades, com promoção de internações positivas com a natureza, espaços urbanos e serviços.
“A Rede Urban95 Brasil surgiu com o objetivo de promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras”. E é isso que Jundiaí se propôs a fazer quando integrou o projeto.
Jundiaí: Cidade das Crianças na prática
Em Jundiaí, a iniciativa Cidade das Crianças é resultado de um trabalho em equipe entre as Unidades de Gestão. Nessa perspectiva, gestões de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Cultura e mais, trabalham juntos sob a perspectiva das crianças da cidade.
Logo após a divulgação do projeto Cidade das Crianças na cidade, a gestão de Jundiaí deu o pontapé em projetos inéditos. No início de 2019, a Prefeitura de Jundiaí lançou o “Comitê das Crianças”, ação que aproxima a gestão municipal dessa falada perspectiva da primeira infância.
Comitê das Crianças
O Comitê das Crianças é uma iniciativa que, de tempos em tempos, sorteia 24 crianças, com o objetivo de melhorar a cidade. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, cada vetor é representado por duas meninas e dois meninos, entre nove anos e dez anos e três meses de idade. Dessa forma, os pequenos se reúnem em encontros com gestores de Jundiaí, para debater propostas de políticas públicas para a infância no município. Até porquê, quem melhor para determinar o que as crianças precisam, do que as próprias crianças?

“Jundiaí sai na frente e fomenta na sociedade e nas crianças a participação delas na discussão sobre políticas públicas”, disse o prefeito, Luiz Fernando Machado, durante a apresentação da proposta do projeto Cidade das Crianças, em 2018.
A primeira reunião do Comitê das Crianças aconteceu em abril de 2019, no Complexo Fepasa. “Queremos desenvolver políticas públicas com base no olhar simples e mais puro das crianças porque isso certamente vai deixar a cidade melhor também para adultos e idosos”, afirmou Luiz Fernando na ocasião. “Muitas vezes, medidas simples são as que apresentam melhores resultados e, por isso, acreditamos que a participação das crianças no desenvolvimento da cidade é fundamental”.
Ruas de Brincar
Outro projeto que saiu do papel no projeto Cidade das Crianças é o “Ruas de Brincar”. A ideia principal é fechar determinadas vias para explorar as brincadeiras. A fim de zelar pela segurança, a Prefeitura disponibiliza cavaletes estilizados, com desenhos do artista italiano Frato e com a frase: “Perdoem o transtorno. Estamos brincando por vocês”.
Quem gerencia o fechamento das ruas são os próprios moradores do entorno. Assim, os pequenos têm a oportunidade de brincar em segurança, sem a passagem de veículos. Além disso, o projeto Ruas de Brincar ainda explora o protagonismo e criatividade das crianças, com jogos gigantes, desenhos e brincadeiras o dia todo.



Qualquer bairro pode solicitar o fechamentos das vias para a ação. Basta que os interessados preencham o formulário de adesão, disponível online, e obtenham as assinaturas de pelo menos 75% dos moradores do trecho indicado para fechamento.
Outras ações pela infância
Depois desses dois projetos iniciais, o Comitê das Crianças e a Gestão Municipal de Jundiaí ainda criaram diversos projetos inovadores. Confira os principais:
Anjos da Guarda: A Guarda Municipal de Jundiaí garante a presença de agentes de segurança em frente às escolas municipais para acompanhar a entrada e saída das crianças, todos os dias da semana.

Praça Família Jundiaí & Espaço Pet: O novo conceito de espaço público recebe toda a família jundiaiense e conta com um espaço pet friendly para os animaizinhos de estimação. As praças contam com estacionamento, quiosque, bebedouros (para pessoas e para animais), piso emborrachado, playground com brinquedos em madeira, área para brincadeiras infantis e grande área com espaço agility para os cães. Além disso, brinquedos adaptados para crianças com deficiência, como balanço para cadeira de rodas.


Inglês a partir dos quatro anos: 8 mil estudantes de quatro e cinco anos de idade da rede municipal de ensino têm língua inglesa no currículo escolar. Elas aprendem o novo idioma com música e ludicidade.
Mundo das Crianças: Em 2019, a Prefeitura recebeu um pedido especial do Comitê das Crianças: construir um parque público gratuito bem grande com brinquedos (inclusive aquáticos) para as crianças de todas as idades“. A gestão atendeu o pedido no mesmo ano, com o início das obras do Mundo das Crianças. Em 2021, o Mundo se tornou uma das principais salas de aula a céu aberto da rede municipal de ensino. Assim, proporcionando experiências inovadoras aos pequenos todos os dias.



Jundiaí já tem o título de Cidade das Crianças, e cada dia mais enaltece essa conquista com novos planos a partir do protagonismo infantil! Qual sua iniciativa favorita? E o que você sugere para novas ações para a infância?