Saiba quem você ajuda ao participar da campanha Vacinação Solidária de Jundiaí

O destino das doações que você faz para a campanha Vacinação Solidária, do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, tem rostos, marcas, nomes e sobrenomes. Desde que foi iniciada, dia 29 de março deste ano, a arrecadação de alimentos não perecíveis já superou a marca de 80 toneladas. São mantimentos que chegam às famílias em vulnerabilidade social, atendidas pelas entidades sociais do município.

É o caso, por exemplo, da Acai (Associação de Combate à Aids Infantil), que fica no Anhangabaú e dá assistência para 22 famílias e 41 crianças com HIV. “Esses núcleos familiares ficaram ainda mais vulneráveis porque a maior parte de pais e responsáveis é composta por profissionais autônomos, por isso, toda ajuda é bem-vinda”, explicou a presidente da entidade, Flávia Botelho.

De acordo com ela, a parceria com o órgão da Prefeitura de Jundiaí foi primordial. “Desde março do ano passado até o mês de fevereiro de 2021, registramos uma perda de 40% em nossa receita, que era obtida, principalmente, a partir das colaborações mensais realizadas pela população. Receber essas cestas básicas do Fundo Social é mais uma garantia de que conseguiremos ajudar as pessoas que precisam”.

Doações do Fundo Social auxiliam 22 famílias e 41 crianças da Acai Jundiaí: vulnerabilidade (Foto: PMJ)

Núcleos familiares

Na região da Vila Hortolândia, pelo menos 30 núcleos familiares são atendidos com as doações feitas à campanha Vacinação Solidária. As famílias são atendidas pelo Ministério Internacional Visão Profética (MVIP), independentemente se são membros da igreja ou não.

Segundo o pastor Airton Juvenal Abílio, as pessoas em vulnerabilidade são acompanhadas por uma equipe que analisa a real necessidade de cada um. “Fazemos esta avaliação, periodicamente, e muitas famílias enfrentam grandes dificuldades. Por isso, sempre digo que este trabalho do Fundo Social é muito importante”.

Semanalmente, o Fundo Social recebe diferentes tipos de doações. A maior parte, no entanto, chega através da campanha – realizada em todos os pontos de imunização de Jundiaí.

Vanessa Machado, presidente do Fundo Social: doações chegam também por grupos de amigos, empresas (Foto: PMJ)

“O Fundo Social sempre realizou um trabalho consistente junto às entidades cadastradas. Com o início da pandemia, o Funss também passou a auxiliar nas medidas adotadas pela Prefeitura para combater a doença e os reflexos sociais e econômicos. Toda doação que chega até a unidade é de extrema importância e faz diferença”, afirmou a presidente do Fundo Social, primeira-dama Vanessa Machado. “O engajamento de toda a população se faz necessário uma vez que reforça o atendimento às famílias que precisam de ajuda neste momento de dificuldade”.

[tdj-leia-tambem]

Para quem deseja participar da campanha Vacinação Solidária, basta acessar o site da Prefeitura de Jundiaí. Os locais são identificados e contam com o trabalho de voluntários na recepção destes alimentos não perecíveis. Além disso, no Centro de Imunização para vacinação em esquema Drive Thru, instalado no Parque da Uva, onde a vacina é aplicada com o idoso dentro do carro, não há a necessidade de descer do veículo para fazer a doação.