Saldo de empregos coloca Jundiaí em 1º lugar em ranking de cidades do mesmo porte

Jundiaí aparece na liderança isolada do ranking de saldo de empregos gerados neste ano, se comparada a outros municípios paulistas de mesmo porte. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), consideraram municípios com características e populações equivalentes, no período de janeiro a maio de 2023. O saldo de empregos jundiaiense é de 1.184, contra 606 de Santos – que ficou na segunda colocação.

Nesses cinco primeiros meses do ano, de acordo com o Caged, o município teve 8.843 admissões contra 7.659 demissões. Um ano atrás, nesta mesma avaliação, a cidade também teve saldo positivo, mas de 829 empregos. A chegada de novas empresas em Jundiaí, além do programa Jundiaí Empreendedora, podem justificar o crescimento no número de vagas de trabalho e o aquecimento nas contratações. Atualmente, de acordo com o Ministério do Trabalho, Jundiaí tem 179.775 carteiras assinadas.

“Nossa gestão entende a importância de valorizar a geração de emprego e estimular o empreendedorismo. Ampliar as chances a cada jundiaiense que ainda procura oportunidade no mercado de trabalho é uma agenda permanente de nossa parte. Desde as reuniões com empresários, aprimorando nossa vocação para receber novos negócios, até os cursos de formação profissional que nós oferecemos: há um conjunto real de ações em Jundiaí que buscam gerar mais postos de trabalho em nossa cidade”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

[tdj-leia-tambem]

Ações de empregabilidade de Jundiaí

Entre as estratégias adotadas pelo município está o portal Jundiaí Empreendedora. Responsável por conectar empresas em busca de mão de obra e interessados, a ferramenta tem tido uma média de 2 mil oportunidades diárias de emprego. “O resultado positivo reflete os esforços da administração para criar um ambiente favorável aos negócios em Jundiaí, com a chegada de novas empresas à cidade. O portal Jundiaí Empreendedora tem se mostrado uma ferramenta importante nesta construção e vem cumprindo seu papel de conectar as pessoas através do mundo digital. O diálogo com os empresários e comerciantes para criar um vínculo para geração de emprego é permanente”, explicou Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, o portal Jundiaí Empreendedora interliga os setores. “O setor produtivo pode buscar por mão de obra qualificada, assim como os trabalhadores, além de contar com a oferta das vagas disponíveis na cidade, ainda agregam conhecimento. Sintetizar em uma plataforma virtual o atendimento a diversas demandas, proporcionando geração de emprego, renda e oportunidades, é o grande diferencial do modelo adotado por Jundiaí”.

Olhando para o futuro

Agora, Jundiaí busca avançar no desenvolvimento com a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII), iniciada este ano. O objetivo é propiciar o desenvolvimento econômico, a inovação e a projeção nacional e internacional do município. A cidade deve realizar o projeto por meio da definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos. “O plano ajuda a cidade na medida em que cria diretrizes que vão orientar as políticas públicas voltadas ao emprego, geração de renda e sobretudo ao desenvolvimento econômico de modo geral”, destacou o professor Paulo Silvino Ribeiro, mestre e doutor em Sociologia, que é coordenador da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo) , responsável pelo suporte à elaboração do PDEII.