
De acordo com dados da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), a cada 100 mil habitantes, cidades como Jundiaí registram, em média, apenas 25 ocorrências, já que o município, que conta com saneamento universalizado, apresenta um menor índice de doenças como diarreia e outras infecções intestinais, o que contribui para um melhor desenvolvimento infantil.
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado aponta que “Jundiaí é referência nacional em saneamento e atingiu este patamar graças a um planejamento de décadas. Os indicadores alcançados pela cidade garantem qualidade de vida e saúde para a população.”
“Contar com a estrutura de saneamento em Jundiaí reduz a possibilidade de adoecimento e proporciona o crescimento saudável para crianças. Em locais onde não há ou o saneamento é deficiente, o impacto na sociedade vai além do custo necessário para o tratamento dessas doenças, mas alcança o desenvolvimento em todos os aspectos”, avalia o gestor de Promoção de Saúde, Tiago Texera.
[tdj-leia-tambem]
Os bons índices de Jundiaí se refletem em uma cidade mais saudável, já que 99,07% dos imóveis contam com rede de água. A rede de esgoto atende 98,23% da população e 100% do esgoto coletado é tratado. “Isso faz com que Jundiaí seja considerada uma referência nacional e um exemplo de sucesso para outras localidades. Seguimos um planejamento a longo prazo, que vem de décadas e que já pensa em iniciativas para o futuro”, aponta o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho.