À esquerda, grafiteiro do Coletivo The King´s participa da ação, ajoelhado e pintando muro com spray; à direita, quatro alunas crianças aparecem ao lado de árvore plantada, sorridentes. Uma delas aparece abraçando a árvore recém plantada
São Camilo recebe grafite e plantio de árvores

Um lindo dia de sol marcou a ação integrada no Jardim São Camilo, nesta quinta-feira (21). O bairro recebeu a grafitagem do novo viaduto da Rua João Pinheiro dos Santos e um plantio de árvores no platô ao lado da Viela Sebastião Carneiro Coutinho (Viela do Pelé).

A ação foi  realizada pela Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) e Unidades de Gestão de Educação (UGE) e Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

Cinco grafiteiros integrantes do Coletivo The King´s – que há duas semanas realizou uma oficina de hip-hop para as crianças assistidas pelo Programa de Suplementação Alimentar (PSA) e também para os alunos da Associação Almater – foram os responsáveis pelos desenhos no viaduto.

“Na oficina, pedimos que elas desenhassem o que gostariam de ver aqui no bairro onde moram, então, fizemos uma junção dos desenhos e percebemos que haviam muitos assuntos similares, como flores, parques, brinquedos e muita cor”, destacou Jociel Dune, integrante do Coletivo.

Os grafiteiros Ócio, Jen-Jay King, Trezzy, Guskuma e Chiesa passaram para o viaduto algumas das ideias das crianças, além de também preencher os espaços com ilustrações que marcam seus estilos próprios.

“O viaduto é a última parte da obra viária realizada pela FUMAS no Jardim São Camilo, e que será entregue à população em dezembro, junto com as ações do aniversário da cidade”, destacou a superintendente da FUMAS, Solange Marques.

“O grafite no viaduto se complementa às ilustrações feitas no ano passado no muro que se estende por toda a rua nova que agora interliga todo o bairro. É uma cultura presente na comunidade e que também contribuirá para a melhor preservação do espaço”, acrescentou.

Ipês e azaleias

A animação das crianças era tanta que cada árvore foi batizada com um nome diferente: Anil, Alegrinha, Tirulipa, Princesa, Amizade, Floral e tantos outros foram escolhidos pelas crianças para nomear os 20 ipês que, junto com 150 mudas de azaleias, foram plantados na área livre do platô ao lado do muro de contenção construído para dar sustentação à nova rua do bairro.

“As árvores precisam ser bem cuidadas e vocês também são responsáveis por zelar e proteger este espaço”, explicou às crianças o funcionário da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (UNIDAN), José Cova, revelando que para deixar o espaço bem colorido, foram escolhidos cinco tipos de ipês: roxo, amarelo, branco, rosa e verde.