
Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realizou uma audiência pública na Câmara Municipal na última quinta-feira (27), onde detalhou os investimentos feitos durante o terceiro quadrimestre de 2024.
O objetivo principal da audiência foi apresentar os dados financeiros, esclarecer dúvidas dos vereadores e discutir os desafios enfrentados pela área da saúde no município. Durante o evento, foi possível compreender o montante de recursos alocados no setor e as medidas que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento à população.
Investimentos realizados no período de setembro a dezembro de 2024
Entre os meses de setembro e dezembro de 2024, o total de recursos investidos pela UGPS na área de saúde foi de R$ 742.255.402,66. Desse total, R$ 633.484.196,25 foram destinados ao pagamento dos principais convênios da saúde.
A gestora de Saúde, ao apresentar esses números, enfatizou a importância da transparência e do diálogo com o Legislativo, além de destacar as ações realizadas para garantir o cuidado integral da população.
Foco nas ações e desafios da saúde
A gestora da saúde ressaltou que, além da apresentação dos dados financeiros e de produção, a audiência teve como objetivo discutir os principais desafios enfrentados pelo setor. Ela mencionou, por exemplo, a fila de cirurgias, um problema crítico no município.
Para enfrentar essa questão, a gestão da saúde tem alinhado ações com a direção do Hospital Universitário (HU) para aumentar a capacidade de salas cirúrgicas, com o objetivo de reduzir a fila de cirurgias infantis e agilizar o atendimento à fila oncológica. A busca por novos pontos cirúrgicos também é uma prioridade para atender à demanda crescente.
Durante a audiência, também foram compartilhados dados sobre as filas de consultas especializadas. De acordo com informações de dezembro de 2024, a especialidade de angiologia apresentou um tempo médio de espera de 13 meses, com 2.850 pessoas aguardando a primeira consulta.
A oferta era de apenas 226 consultas por mês. Para a dermatologia, o número de pacientes na fila era ainda maior, com 4.909 pessoas aguardando por atendimento, com um tempo de espera de seis meses e uma oferta de 957 consultas mensais. Na especialidade de endocrinologia adulto, 1.528 pessoas aguardavam por consulta, com o mesmo tempo de espera de seis meses e uma oferta de 283 consultas mensais.
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Estratégias para reduzir as filas de espera
A gestora da saúde explicou que, para melhorar o atendimento e reduzir as filas de espera, as equipes da Atenção Básica e da Regulação estão trabalhando para qualificar as filas existentes.
Ela destacou que, devido à existência de várias portas de entrada, como o Núcleo Integrado de Saúde (NIS), o HU e o ambulatório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), alguns usuários foram registrados mais de uma vez nas mesmas filas. Para enfrentar esse desafio, uma priorização será realizada para agilizar o atendimento e dar vazão a essas demandas.
A audiência pública foi aberta à participação do público e também transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo, permitindo que os cidadãos acompanhassem as informações apresentadas e pudessem esclarecer dúvidas sobre as ações e investimentos realizados na área da saúde.
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