Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí apresentou, nesta quarta-feira (15), o sistema de teleinterconsulta, uma tecnologia implementada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que, além de agilizar o atendimento com uma consulta integrada entre o médico da Atenção Básica e um especialista, reduz as filas de espera e incrementam as ações direcionadas para Cidade Inteligente.

A implantação do sistema é realizada de forma gradativa, com três especialidades já inseridas no sistema on-line. Ao todo, serão oferecidas 1,5 mil consultas de 10 especialidades. O investimento é de R$ 199.950,00 por mês. “Jundiaí é uma cidade que tem a Saúde como um dos destaques no cenário nacional. Investir em eficiência e resolutividade para a população é proporcionar mais qualidade de vida para o morador. Ao longo dos anos, a administração tem investido para promover Jundiaí para as primeiras colocações entre as cidades inteligentes brasileiras. A inclusão da tecnologia no atendimento médico é mais um passo sentido à Smart City”, avalia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Todas as UBSs da cidade estão equipadas e habilitadas no uso da tecnologia. A expectativa é equalizar a fila de espera para Cardiologia em até 30 dias e em Neurologista em até 60 dias.

[tdj-leia-tambem]

Numa conexão virtual, o médico da UBS aciona o médico especialista para o atendimento em conjunto do paciente presencialmente. “É uma junta médica para um único paciente, com a vantagem de estar na sua UBS, ou seja, perto de sua casa, sem a necessidade de deslocamentos. Reduz tempo, agiliza atendimento e também esperamos conseguir reduzir o absenteísmo, já que muitas pessoas não dão continuidade ao cuidado em saúde por ter a necessidade de agendar e se deslocar”, argumenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

O embrião do teleinterconsulta foi iniciado em Jundiaí, em 2020, durante o pico da pandemia da COVID-19, com a telemedicina. Os resultados positivos aceleraram o processo, com a inclusão de especialista em um novo formato de atendimento presencial. No próximo ano, a inclusão será do prontuário eletrônico do paciente, ação que proporcionará maior resolutividade aos atendimentos.