
O primeiro sábado após Jundiaí entrar para a Fase Verde do Plano SP contou com ação de conscientização contra a Covid-19, no centro. Foram entregues panfletos sobre a doença, os sintomas e onde buscar atendimento. Assim, as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de demais Unidades de Gestão orientaram os consumidores no comércio de rua.
A ação de conscientização vem sendo realizada ao longo de toda a pandemia em locais identificados como de vulnerabilidade ou de grande fluxo de pessoas. Essa avaliação é feita pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí. Além disso, a atividade contempla a distribuição de máscaras – mais de 140 mil já foram entregues à população -, entrega de folhetos e orientação.
“A qualquer indicativo de sintoma a pessoa é encaminhada para o serviço de Saúde mais próximo para iniciar o isolamento próprio e de seus comunicantes por 14 dias, além do acompanhamento do quadro pelas equipes de monitoramento. Somente com a união será possível avançar contra a doença”, explica a diretora de Atenção Básica da UGPS, Andreia Pinto de Souza.
De acordo com o painel de monitoramento inteligente do CEC, disponível para o acesso no site da Prefeitura de Jundiaí, a cidade já contabiliza 12.954 casos confirmados e o total de 414 mortes pela doença desde o início da pandemia. A região de maior ocorrência é o bairro Novo Horizonte, com 1.1730 casos positivos de Covid-19, com 95% já recuperados.
Os sintomas que podem indicar a contaminação pelo vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, são: febre, dor de garganta e cabeça, tosse, perda de olfato e paladar, diarreia ou falta de ar. No surgimento desses sintomas, é necessário buscar pelo atendimento mais próximo da residência.