Três representantes da cooperativa NSV Frutas posam sorrindo em um estande com bandejas de Uva Niagara Rosada, garrafas de vinho, espumante e suco de uva durante o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas.
O evento reuniu mais de 1.200 mulheres e valorizou o protagonismo feminino e a tradição agrícola de Jundiaí (Foto: Divulgação/Sebrae-SP)

A Uva Niagara Rosada de Jundiaí, símbolo da tradição agrícola da região, ganhou protagonismo no 6º Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (ENMCOOP), realizado em Itupeva nos dias 2 e 3 de dezembro. Em sua primeira participação no evento, o Sebrae-SP levou 11 empreendedores e empreendedoras da região para expor seus produtos, com destaque para a Cooperativa Agrícola Nossa Senhora das Vitórias (NSV Frutas), produtora da uva e de seus derivados, como sucos, vinhos e espumantes.

Uva de Jundiaí é elogiada no evento

A produtora rural e cooperativista Bruna Borriero, representante da NSV, avaliou a participação como extremamente positiva. “Conseguimos apresentar muito bem os nossos produtos, mostrar a qualidade do nosso trabalho e reforçar a credibilidade da nossa cooperativa. Fizemos ótimos contatos e um networking muito rico, que com certeza pode gerar novas oportunidades no futuro”, afirmou.

Para além das vendas, Bruna destacou a recepção calorosa do público diante da fruta típica da região.

“Poder estar mostrando a uva rosada aqui está sendo uma experiência diferente também, porque o pessoal de fora mesmo já nos falou que é uma uva diferente, a coloração, o cheiro, a presença da uva, é tudo diferente. É uma uva que tem sua qualidade, feita aqui em Jundiaí e que está sendo muito bem vista por todos”, contou.

O Encontro reuniu mais de 1.200 mulheres de todas as regiões do país e de países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, consolidando-se como um dos mais importantes espaços de fortalecimento do cooperativismo feminino no agro.

Mulheres no agronegócio ganham destaque

Segundo o DataSebrae, o estado de São Paulo conta com pouco mais de 40 mil mulheres proprietárias rurais, o que representa 20,4% dos donos de propriedades — número que vem crescendo nos últimos anos.

Para Karoline Gonçalves, analista de negócios do Sebrae-SP, a participação da instituição no evento reforça seu compromisso com o empreendedorismo feminino no campo. “Estar presente nesse encontro significa apoiar mulheres que inovam, que empreendem e que transformam suas realidades. É uma oportunidade de dar visibilidade aos negócios delas, estimular conexões e reafirmar o papel do Sebrae-SP como parceiro estratégico no desenvolvimento das cooperativas e do empreendedorismo feminino”, destacou.

Bruna também ressaltou o impacto do encontro para a nova geração que chega ao campo. “Eu acho que incentiva muito a próxima geração que está vindo, a sucessão familiar também, porque a gente já está mostrando para o pessoal que antes era uma coisa do futuro falar da mulher nesses eventos, da mulher na agricultura, e hoje já é algo muito mais presente. Então, essa visão está nos trazendo novas oportunidades e isso vai ser bom para quem está chegando agora, ver que é possível. É possível participar e é possível estarmos inseridas dentro desse contexto”, concluiu.

Indicação Geográfica fortalece a Uva Niagara Rosada

A Uva Niagara Rosada está em processo para obter a Indicação Geográfica (IG), reconhecimento que garante identidade e reputação a produtos com forte ligação com seu território de origem. O Sebrae-SP atua na elaboração do plano estratégico para o projeto, contemplando desde a qualificação dos processos produtivos até estratégias de mercado e posicionamento.

A futura IG abrangerá Jundiaí, Itatiba, Itupeva, Jarinu e Louveira, fortalecendo o território como referência nacional na produção da variedade.

Bruna destaca o papel essencial das cooperativas no processo:

“Uma cooperativa estruturada, representativa e organizada facilita vários pontos importantes do processo, como a unificação dos produtores, o que garante padrões de qualidade, a organização da documentação técnica e do histórico produtivo, a força institucional para dialogar com entidades e órgãos responsáveis, credibilidade para demonstrar que a região tem tradição, diferencial e identidade própria e a capacidade de mobilização, que é fundamental para manter um IG depois que ele é aprovado”.