Caixas coloridas empilhadas formam a sigla JEPP, programa de educação empreendedora do Sebrae-SP, em ambiente de atividade educativa ao ar livre.
JEPP leva educação empreendedora às escolas e estimula criatividade desde a infância (Foto: Divulgação/Sebrae-SP)

Mais de 30 mil estudantes da região de Jundiaí foram impactados, em 2025, pelo programa de Educação Empreendedora do Sebrae-SP. A iniciativa chegou a alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Ensino Médio e Ensino Superior de dez municípios: Bragança Paulista, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí e Pinhalzinho.

Ao longo do ano, diferentes soluções educacionais foram aplicadas nas redes de ensino, com foco no desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia, inovação e educação financeira. A expectativa é que o projeto tenha continuidade e seja ampliado em 2026, alcançando ainda mais cidades e estudantes.

Educação empreendedora desde os primeiros anos escolares

Para os alunos do Ensino Fundamental, foram aplicados os programas Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e Objetos de Aprendizagem.

O JEPP tem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora desde os primeiros anos escolares, podendo ser implementado a partir do 1º ano. O curso trabalha práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia do aluno, além de estimular atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.

Já os Objetos de Aprendizagem consistem em recursos educacionais digitais e materiais pedagógicos, como vídeos, e-books, planos de aula, infográficos e jogos. Os conteúdos são focados em Educação Empreendedora e buscam desenvolver competências como criatividade, inovação, sustentabilidade e protagonismo.

Palestras para Ensino Médio e Superior

Os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior participaram de palestras com temas variados, entre eles:

  • Empreendedorismo
  • Marketing
  • Gestão financeira
  • Inovação
  • Educação financeira

As ações tiveram como objetivo aproximar os jovens da realidade do mercado e estimular uma visão mais estratégica e consciente sobre carreira e negócios.

Impacto positivo na formação dos alunos

De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP e gestor regional de Cultura Empreendedora, Marcelo Duarte, os resultados alcançados em 2025 foram bastante positivos.

“Levar o empreendedorismo para o ensino fundamental, médio e superior é investir no desenvolvimento de competências essenciais, como criatividade, protagonismo, planejamento e senso de responsabilidade. Esses programas despertam desde cedo uma visão empreendedora nos jovens, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas para atuarem de forma mais consciente, inovadora e transformadora em suas comunidades”, afirma.

Planos para 2026 incluem expansão do programa

Para 2026, a proposta é ampliar o alcance da Educação Empreendedora, com a adesão de mais municípios e instituições de ensino. Atualmente, já está em andamento a formação de aproximadamente 800 professores das redes municipal e particular de Bragança Paulista, Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itupeva e Jundiaí na metodologia do JEPP.

A previsão é que 42 mil alunos do 1º ao 5º ano sejam impactados pelo programa ao longo do próximo ano.

Selo Escola Parceira valoriza instituições de ensino

Outra ação prevista é a entrega do Selo Escola Parceira – Educação Empreendedora, destinado às instituições que firmarem parceria para desenvolver os conteúdos do programa em 2026.

Em 2025, o selo foi concedido a escolas das redes municipais de Bragança Paulista, Caieiras, Francisco Morato, Itupeva e Jundiaí.

“Esse reconhecimento simboliza o compromisso da rede municipal com a formação de crianças mais criativas, autônomas e preparadas para os desafios do futuro. Para nós, é uma alegria ver o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos se consolidar como uma ferramenta transformadora dentro das salas de aula e esperamos que 2026 traga ainda mais resultados positivos na vida desses estudantes”, finaliza Marcelo.