
A nova secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Marilia Marton, escolheu Jundiaí para sua primeira visita fora da capital desde sua posse pelo Governo do Estado de São Paulo. Antes de sua participação na abertura da 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos, na quinta-feira (12), a nova titular da pasta iniciou sua agenda pelo Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). No local, o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, e diretores receberam Marton.
Durante a visita pelos diversos ambientes do Expressa – como o Museu Ferroviário, a Sala Jundiaí de espetáculos, o espaço administrativo e a plataforma de desembarque em processo de revitalização -, Marília conheceu ainda detalhes sobre as frentes de trabalho da Prefeitura desde 2017 para a revitalização do local e do novo conceito de ocupação ali implementado.
“É muito significativa a escolha da Marilia em visitar Jundiaí, conhecer as frentes de trabalho pela preservação do patrimônio local e pelo incentivo e fomento aos trabalhadores de Cultura e Economia Criativa no Município. Trata-se ainda de uma agenda conjunta importante para o alinhamento de trabalhos futuros, inclusive para a retomada das tratativas iniciadas com a pasta para a instalação aqui no Expressa da ‘Fábrica de Cultura 4.0’, equipamento voltado à produção e valorização de Cultura”, comentou Peroni.
Nossas raízes
“Fiz questão de vir para Jundiaí e passar no Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa, e notar a preservação desse equipamento histórico da cidade, que será um polo cultural maior ainda. Já a Festa da Uva é um dos eventos mais tradicionais do estado de São Paulo e quando falamos de cultura, falamos de história, das nossas raízes. E não há investimento maior na cultura do que conhecermos e recordarmos a nossa identidade. Perdemos isso ao longo do tempo e é muito significativo ver os artistas representando as origens italianas e chegarmos até aqui, na 38ª edição desta festa linda, alegre, em uma cidade maravilhosa. Tudo isso é fruto de muito trabalho e de uma boa liderança do prefeito do Município”, destacou a secretária.
[tdj-leia-tambem]