
A secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), Ângela Gandra Martins, visitou Jundiaí na sexta-feira (25).
O objetivo do encontro faz parte das ações do Observatório Nacional da Família do MDH, o qual o município foi inscrito recentemente, por iniciativa da Assessoria de Políticas de Direitos Humanos da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), visando à elaboração de políticas públicas voltadas à família. A DAE S.A., que tem caráter de empresa de economia mista, também está cadastrada junto ao Ministério por meio do Selo Empresa Amiga da Família.
Durante a visita, Ângela foi apresentar aos programas e ações da Prefeitura. “Vim a Jundiaí para apresentar a atuação do MDH, mas fui surpreendida ao saber que vocês já estão fazendo isso tudo. Aqui todas as vertentes têm como meta a família e a Prefeitura faz isso tudo com muita criatividade, tornando Jundiaí um exemplo e uma testemunha para todo o país. Investir na família é investir no desenvolvimento social e econômico e Jundiaí já cumpre seu papel e de modo integrado de suas Unidades de Gestão”.
Luiz Fernando citou também alguns dos projetos que integram as políticas públicas da família. “Somos o primeiro Município do Estado a aderir à Rede Latinoamericana – Cidade das Crianças e é um dos poucos do Estado com o Selo Intermediário de Amigo do Idoso. A Prefeitura trabalha em diversas frentes, desde o cuidado à Escuta Especializada na identificação de abusos à criança, até as Ruas de Brincar e o “Entre a casa e a escola”. Elegemos a criança como prioridade e assim planejamos a cidade, pois se ela é boa para a criança, ela é boa para todo mundo”.
[tdj-leia-tambem]
Ângela também conheceu as ações do Escola Inovadora e Cidade das Crianças; dados estatísticos e iniciativas, como o Conselho da Escola, que conta com a representação comunitária nas decisões escolares; o incentivo à amamentação, por meio dos espaços destinados a essa prática nos equipamentos da Unidade de Gestão de Educação; as iniciativas pela alimentação saudável na merenda, por meio da horta escolar, da alimentação orgânica do Vale Verde e o Inova na Horta.
Ela também participou de uma palestra Câmara Municipal, articulada pelo vereador Douglas Medeiros.