Educação de Jundiaí conquista Selo Ouro do MEC.
Alunos exploram novas tecnologias em sala de aula, refletindo os avanços educacionais de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), concedeu a Jundiaí o Selo Ouro do MEC na Certificação do Compromisso pela Alfabetização. Esse reconhecimento foi alcançado pelo cumprimento de todas as metas relacionadas à alfabetização e reforça que os programas implementados pela Prefeitura de Jundiaí, como o Escola Inovadora e o Desemparedamento da Infância, têm promovido resultados significativos no âmbito educacional.

“É com muito orgulho que recebemos mais essa certificação de que todo o trabalho desenvolvido pela equipe é reconhecido e proporciona os resultados almejados. Uma gestão bem avaliada é sempre acompanhada de uma grande equipe, muito obrigado a todo o nosso time de educadores que fazem a Educação de Jundiaí ser referência para o Brasil”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado. Ele também destacou a relevância da inserção de Jundiaí em redes internacionais da infância, como o programa Cidade das Crianças e Urban95.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos 

Excelência educacional garantida

A conquista do Selo Ouro do MEC reflete o investimento contínuo em projetos educacionais inovadores. Parcerias com a Rede Urban95, o Instituto Alana, os Jogos do MenteInovadora, o FabLab e o programa Desemparedamento da Infância são exemplos que colocam Jundiaí como referência nacional em educação de qualidade. A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, recebeu a notícia com entusiasmo, destacando o papel essencial dos educadores na obtenção desse reconhecimento.

“Se pensarmos que concorremos com escolas de todo o país e que as metas estabelecidas pelo MEC foram cumpridas, podemos entender o quanto temos avançado com os programas e o quão comprometida é esta rede potente. Estimular a leitura desde os bebês, na primeiríssima infância, abre caminhos para a alfabetização na idade certa e com qualidade, respeitando os direitos de aprendizagem de todas as crianças. O Programa Escola Inovadora enaltece as práticas escolares a partir de uma base sólida, incluindo formação de educadores e transformação de espaços em ambientes de aprendizagem”, explica Vastí.

O significado do selo ouro do MEC

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, válido por um ano, reconhece o esforço das gestões estaduais, municipais e distritais em garantir o direito à alfabetização infantil. Apesar de ser um símbolo sem aporte financeiro, o selo reforça a importância das políticas públicas bem estruturadas.

Em Jundiaí, ações como estímulo à leitura desde a primeira infância, formação contínua de educadores, monitoramento do desempenho das crianças e práticas focadas em consciência fonológica têm sido fundamentais para alcançar excelência na alfabetização.

[tdj-leia-tambem]

Reconhecimento nacional e critérios de avaliação

A cerimônia oficial para entrega do Selo Ouro do MEC será realizada em Brasília, com data a ser definida. Além do certificado, os municípios premiados terão sua conquista divulgada amplamente nos canais de comunicação do MEC, bem como nas redes estaduais, distritais e municipais de educação.

Os critérios de avaliação para o selo incluíram ações estruturantes, integração com o território estadual, institucionalização da política de alfabetização, formação docente e distribuição de materiais didáticos complementares. Essas iniciativas são parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), reforçando a prioridade da alfabetização como um direito fundamental.

A conquista do Selo Ouro do MEC reafirma o compromisso de Jundiaí em ser uma cidade referência na educação básica e no desenvolvimento infantil.