Semana da Pessoa Idosa em Jundiaí reforça direitos e proteção do público 60+

A Assessoria de Políticas para a Pessoa Idosa de Jundiaí promoveu palestras sobre o sistema de garantias de direitos e proteção aos idosos. As atividades aconteceram em parceria com a Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC).

Os temas apresentados aos participantes foram: A constituição de 1988 e os direitos fundamentais e sociais; Direito à Saúde; Convenção Interamericana para a Proteção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; Direito do consumidor sob a ótica da terceira idade; Funcionamento do núcleo de prática jurídica e assistência judiciária gratuita; Estatuto da Pessoa Idosa sob a perspectiva da garantia de direitos, Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e institucionalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s); além das Fake News.

“Tivemos a oportunidade de abordar temas contemporâneos e fundamentais para que as pessoas idosas conheçam os seus direitos e sejam protegidas. Para que uma sociedade prospere é importante que todos tenham acesso a informações e conceitos de cidadania”, avalia o Gestor da UGNJC, Dr. Fernando Souza.

“O Direito à Saúde é uma pauta primordial para o bem-estar da pessoa idosa. O acesso ao conhecimento auxilia que eles busquem os seus direitos e saibam agir corretamente em determinadas situações”, avalia a diretora do Departamento para Assuntos de Cidadania, Tarsila Costa do Amaral.

“A semana tem sido de muito aprendizado para todos nós, que com atividades que fomentam o desenvolvimento e a qualidade de vida da pessoa idosa de maneira completa”, ressalta a Assessora de Políticas para a Pessoa Idosa, Alessandra Citelli.