
Iniciada no domingo (28) com a bênção dos agricultores, a Semana do Agricultor de Jundiaí segue até sexta-feira (2) com conteúdo e atrações sobre reciclagem, segurança de barragens, visita a feiras livres e viabilidade econômica para outras culturas.
O evento tem parceria do Sebrae, Associação Agrícola de Jundiaí, Etec Benedito Storani, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Unicamp. Assim, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí leva temas importantes aos protagonistas do encontro.
Mulher protagonista na Semana do Agricultor de Jundiaí
Nesta terça-feira (30), a Semana do Agricultor recebeu o fórum “A força da mulher no Agronegócio”, com a palestra “Seja a melhor versão de si mesma”, ministrada pela engenheira do Sebrae, Mery Prates. O encontro reuniu mulheres dos segmentos da fruticultura, turismo rural, agricultura familiar e caprinos. “Não vejo agricultor de sucesso se não tiver uma mulher do lado. O papel dela é fundamental para ajudar no dia a dia do profissional”, comenta o gestor da UGAAT, Eduardo José da Silveira Alvarez.

A produtora de morango e framboesa de Jundiaí, Fátima Aparecida de Camargo Oliveira, participou da programação da Semana do Agricultor e diz que já pensa em abrir as portas do seu sítio para o turismo rural, com o sistema “pegue e pague”, como forma de expandir os negócios. “Queremos agregar valores ao trabalho que já temos e com a ajuda da família tudo fica mais fácil. A proposta é abrir as portas do sítio para que tenham a sensação de colher o fruto direto do pé”, explica.
Com a proposta do “Sebrae Delas”, programa que aborda questões do empreendedorismo feminino, Mery Prates reforçou a importância de valorizar o trabalho da mulher, independente do ramo de atividade. No caso do agronegócio, sempre pautado no universo masculino, fez questão de parabenizar os exemplos de liderança e de “donas” de seus espaços durante a programação da Semana do Agricultor.
[tdj-leia-tambem]

Programação da Semana do Agricultor em Jundiaí
30 de julho (Terça-feira)
- Jovens Rurais: Programa Eu plastifico, Nós Reciclamos
- Local: ETEC BeSt – ETEC Benedito Storani – Av. Antônio Pincinato, 4355 – Recanto Quarto Centenário, Jundiaí
- Horário: 14h às 16h
- Apoio: ETEC BeSt – ETEC Benedito Storani, EACEA – Soluções em Cultivo Protegido e Associação Agrícola de Jundiaí
- (Evento Fechado)
31 de julho (Quarta-feira)
- Evento Técnico: “Viabilidade econômica da cultura do Cacau na região de Jundiaí”
- Local: ETEC BeSt – ETEC Benedito Storani – Av. Antônio Pincinato, 4355 – Recanto Quarto Centenário, Jundiaí
- Horário: 14h às 17h
- Apoio: Associação Agrícola de Jundiaí – CATI – Regional de São José do Rio Preto
1º de agosto (Quinta-feira)
- Reunião Técnica: O que você precisa saber sobre a segurança das pequenas barragens
- Local: Associação Agrícola de Jundiaí – Av. Professor Giácomo Itria nº 388 no bairro Anhangabaú
- Horário: das 14h às 17h
- Apoio: Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas – FT/UNICAMP e Associação Agrícola de Jundiaí
2 de agosto (Sexta-feira)
- Projeto Feira Interativa – Alunos de 4 e 5 anos da Escola EMEB Florisa Volpe
- Objetivo: Incentivar as crianças a frequentarem as feiras, iniciando o hábito de frequentá-las, conscientizando sobre o consumo de frutas, verduras e legumes e promovendo a interdisciplinaridade de conteúdos curriculares das disciplinas de matemática, português e outras.
- Local: Feira do Retiro – rua Monsenhor Higino de Campos
- Horário: das 6h às 11h
- Apoio: Associação Agrícola de Jundiaí