
A programação da Semana do Bebê e Semana Mundial do Aleitamento Materno de Jundiaí 2021 se encerrou, nesta sexta-feira (13), com o Seminário sobre a proteção à Amamentação. A formação on-line contou com a participação dos integrantes do comitê ampliado do programa São Paulo pela Primeiríssima Infância (SPPI) do Município, que é composto por representantes das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), de Educação (UGE) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Também participaram profissionais e interessados de outros Municípios da região e do País, como Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Salvador.
A drª. Gerusa Moura, que é a articuladora do SPPI na região de Jundiaí, apresentou um panorama de avanço nas práticas de proteção à primeira infância e ressaltou as ações que fortalecem a amamentação. “É de fundamental importância que haja ações integradas intersetorialmente para que a amamentação seja uma garantia de direitos em todos os espaços em que estão inseridas as famílias e seus bebês”, finalizou, agradecendo a participação de todos e avaliando que o seminário e a programação proporcionaram diversas reflexões.
[tdj-leia-tambem]
O encontro contou com as palestras de: Rosana De Divitiis, da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN), que tratou da importância da proteção e da rede de apoio para o incentivo à amamentação; a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite, Marcela Bionti, que abordou a importância do aleitamento materno exclusivo; a médica e professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Stela de Oliveira, que tratou de pesquisas científicas envolvendo a amamentação; a pedagoga e mestre em Educação, Loani Pontes, que tratou da amamentação como uma responsabilidade compartilhada; e a enfermeira e mestre em Enfermagem Pediátrica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) Vivian Beteli; e a psicóloga da UGADS Thayana Ribeiro.