
A partir desta segunda-feira (25), Jundiaí dá início à Semana do Feirante, em comemoração ao Dia do Feirante, celebrado na mesma data. A ação tem como objetivo valorizar os mais de 300 profissionais que atuam nas 35 feiras livres e varejões da cidade, responsáveis por movimentar a economia local e levar alimentos frescos, tradição e qualidade às mesas da população.
Além da homenagem, a Semana do Feirante reforça a importância das feiras livres como espaços de convivência, identidade cultural e acesso a produtos de qualidade.
[tdj-leia-tambem]
Valorização da categoria
Para a gestora da UGAAT, Marcela Moro, a semana é um reconhecimento essencial:
“A Semana do Feirante é uma forma de reconhecer todo o esforço e dedicação desses profissionais que, com muito trabalho, garantem alimentos de qualidade e acessíveis para a população. As feiras livres são espaços de encontro, tradição e convivência que fazem parte da identidade de Jundiaí, e homenagear os feirantes é valorizar uma das atividades mais importantes para a cidade”, afirma.
Na mesma linha, o diretor do Departamento de Abastecimento da UGAAT, Ezequiel Melo, destacou o impacto econômico e social dos feirantes:
“Celebrar a Semana do Feirante é reconhecer a essência de Jundiaí! Nossos mais de 300 feirantes e as mais de 800 pessoas envolvidas nesse setor são o verdadeiro motor da economia local, gerando emprego e renda para a nossa cidade. Mais do que comerciantes, eles são a inspiração diária de garra, força e trabalho. Uma justa homenagem a quem leva frescor, qualidade e tradição para a nossa mesa todos os dias”.
Programação da Semana do Feirante
A abertura oficial acontece na segunda-feira (25), das 15h às 18h, com a presença de autoridades municipais, representantes do Sindicato dos Feirantes, do Sebrae e de parceiros.
Durante toda a semana, as feiras da cidade terão ações de saúde, orientações sociais, atividades educativas e atrações especiais.
Cronograma:
- 25/08 – Segunda-feira (Abertura)
Ato oficial com autoridades e parceiros. - 26/08 – Terça-feira (Feira do Jundiainópolis)
Atendimento do Procon Móvel e visita institucional do Departamento de Abastecimento e do Sindicato dos Feirantes. - 27/08 – Quarta-feira (Feira da Ponte São João)
Atendimentos de saúde (aferição de pressão, teste de diabetes e vacinas), orientações da UGADS a pessoas em situação de rua e Procon Móvel. - 28/08 – Quinta-feira (Feira do Anhangabaú)
Apresentação de propostas de melhorias de equipamentos pela empresa BBI-Food, ginástica laboral com alunos da ESEF e visitas institucionais. - 29/08 – Sexta-feira (Feiras do Retiro e Vila Liberdade)
“Projeto Feira para Todos” com alunos da EMEB Florisa Volpe; atendimentos de saúde; visitas institucionais.
Encerramento com Festival do Pastel e do Caldo de Cana
O ponto alto da Semana do Feirante será o Festival do Pastel de Feira e do Caldo de Cana, que acontece na sexta-feira (29), no Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva, das 15h às 22h.
O evento promete reunir moradores, visitantes e feirantes em uma verdadeira celebração da tradição jundiaiense, com gastronomia típica de feira e atrações para toda a família.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4