
A 27ª Semana do Idoso de Jundiaí começou nesta quarta-feira (1º), com uma grande celebração no Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Complexo Argos.
Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Rede de Atendimento ao Idoso e com apoio da Prefeitura, a programação homenageia o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e tem como objetivo valorizar e refletir sobre o papel desse público na sociedade.
A manhã foi marcada por apresentações culturais que contagiaram o público. Coral e dança cigana deram o tom de alegria e integração, reforçando o espírito de convivência que norteia o evento.
Novidades para o CCI
Durante a cerimônia, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, anunciou melhorias importantes para o espaço.
“É um pedido do prefeito Gustavo Martinelli, que determinou às secretarias que garantam atividades e condições adequadas para os nossos idosos. Esse é apenas o começo de outras melhorias que virão”, afirmou, ao destacar que o CCI será climatizado até o final do ano.
Formação e oportunidades
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ellen Camila Martinelli, reforçou a importância das parcerias voltadas para a qualificação.
“Já realizamos cinco cursos de cuidador de idoso e, em outubro, teremos mais uma edição em parceria com a Faculdade Anchieta. A Semana do Idoso é um momento de celebrar trajetórias e oferecer convivência, saúde e alegria para aqueles que tanto contribuíram com a nossa cidade”, destacou.
Reflexão e valorização
Representando a Assessoria da Pessoa Idosa, Albino Miazzo ressaltou a necessidade de ampliar o alcance das ações.
“Hoje Jundiaí tem cerca de 82 mil idosos, e este evento simboliza o início de uma semana de reflexão e valorização. Nosso desafio é fazer com que as iniciativas cheguem também àqueles que ainda não participam”, disse.
Emoção dos participantes
Entre os frequentadores do CCI, a emoção foi evidente. Odete Bezerra dos Santos, de 70 anos, contou que a dança cigana e o coral fazem parte da sua felicidade diária. Já Edgard Antônio de Campos, de 76 anos, integrante do grupo de dança “Geração +60”, falou sobre o impacto positivo da atividade física:
“Na nossa idade precisamos nos manter ativos. A dança e o esporte são fortificantes e ajudam a melhorar a saúde. Eu tinha vergonha no começo, mas hoje participo com alegria e me sinto muito bem.”
Presenças e programação
A cerimônia contou ainda com a presença dos vereadores Zé Dias, Faouaz Taha, Juninho Adilson e Rodrigo Albino.
Com atividades que se estendem pelos próximos dias, a Semana do Idoso reunirá ações culturais, recreativas e de conscientização, levando lazer, saúde e acolhimento para toda a comunidade idosa da cidade, incluindo quem vive em situação de vulnerabilidade.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5
[tdj-leia-tambem]