Mascote Vaguinho atravessa a faixa de pedestres em Jundiaí com duas pessoas, durante ação da Semana Nacional de Trânsito, enquanto carros aguardam no semáforo.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transporte, realiza até o dia 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito. O evento tem como foco conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres sobre a importância de atitudes responsáveis para reduzir acidentes e preservar vidas.

Desacelerar é cuidar da vida

O secretário de Mobilidade e Transporte, José Carlos Sacramone, destaca que a campanha é um chamado coletivo.

“A segurança viária é um esforço de todos. Com a Semana Nacional de Trânsito, queremos reforçar que a responsabilidade no trânsito é coletiva. Cada um de nós, com pequenas atitudes, contribui para um ambiente mais seguro para a nossa família e para toda a população. Desacelerar não é apenas sobre velocidade, é sobre cuidar da vida”, afirma.

Programação da Semana Nacional de Trânsito em Jundiaí

Durante toda a semana, a cidade contará com atividades educativas em pontos de grande movimento, escolas e estabelecimentos comerciais. Confira:

  • Sábado (20/09), das 14h às 17h – Ação no MaxiShopping com divulgação da semana e entrega de fitas com o mascote Vaguinho.
  • Domingo (21/09), das 8h às 11h – Parque da Cidade, com distribuição de fitas e presença do mascote Vaguinho.
    Das 14h às 17h – Nova ação no MaxiShopping.
  • Terça-feira (23/09), às 13h30 e 15h30 – Atividades educativas na Escola Lignum com o mascote Vaguinho.
    Às 15h – Palestra no Mercado Covabra, no Eloy Chaves.
  • Quarta-feira (24/09), às 14h30 – Operação Escola na E.E. Barão de Jundiaí.
  • Quinta-feira (25/09), às 10h – Palestra no Mercado Covabra, no Malota.
    Às 16h – Palestra na empresa Emulzint.

Educação e conscientização para salvar vidas

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Juliana Maia, a diversidade de ações é essencial para alcançar diferentes públicos.

“Nossa programação foi pensada para alcançar diferentes públicos e reforçar a mensagem de que a vida é o nosso bem mais precioso. Ao envolver escolas e a comunidade em geral, buscamos criar uma cultura de respeito e segurança. É um trabalho contínuo que salva vidas”, explica.

Além das atividades educativas, também estão previstas ações de fiscalização e orientação em diversos pontos da cidade, reforçando as boas práticas de trânsito e a necessidade de responsabilidade compartilhada.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4