
Com o aumento expressivo do consumo de pescados durante o período da Semana Santa, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), promoveu um treinamento voltado aos permissionários que atuam na venda desses produtos em feiras livres, varejões municipais e nas bancas do programa Pesca Econômica.
O encontro foi realizado na Sala Multiuso do Paço Municipal e teve como principal objetivo aprimorar a qualidade tanto do atendimento quanto dos produtos oferecidos à população. A iniciativa visou orientar os profissionais sobre boas práticas na manipulação e conservação de pescados, garantindo um serviço mais seguro e eficiente, especialmente em um período de alta demanda.
Fortalecimento da relação entre Poder Público e Permissionários
De acordo com o diretor do Departamento de Abastecimento da UGAAT, Ezequiel Melo, essa ação representa mais uma medida da administração municipal em prol da valorização e qualificação das feiras livres e varejões.
“Com a chegada da Semana Santa, buscamos uma maior aproximação entre o Poder Público e os permissionários e seus funcionários. Tudo isso também ocorre com o apoio da fiscalização in loco”, destacou Ezequiel.
Conteúdo do treinamento: boas práticas e Legislação
Durante o treinamento, o agente de fiscalização Milton Miramisawa conduziu uma apresentação baseada na Lei Municipal nº 2.367/1979, conhecida como Lei das Feiras. Entre os principais tópicos abordados estiveram o correto armazenamento e conservação dos pescados, a obrigatoriedade do uso de uniformes, a exposição visível dos preços dos produtos, a higienização adequada do espaço de trabalho e as normas específicas para a armazenagem dos alimentos.
Para comerciantes experientes e novatos, o conteúdo do treinamento se mostrou relevante. Evandro Bernardo, cuja família atua no ramo de pescados desde 1989, destacou o valor de capacitações como essa.
“A Semana Santa é o nosso ‘boom’ de vendas; é o equivalente ao Dia das Mães no comércio em geral. Para quem está começando, toda informação é essencial. E para quem já está há anos na área, sempre existe algum detalhe que pode ter sido esquecido, e o curso serve para relembrar”, afirmou.
Informação ao público: onde comprar com segurança
A Prefeitura também divulgou os pontos de venda participantes, incluindo feiras livres, varejões municipais e as bancas do Pesca Econômica, incentivando a população a adquirir pescados com qualidade, procedência e de comerciantes devidamente orientados pelas normas sanitárias e de segurança alimentar.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		