
O Senac Jundiaí deu início ao Elas Empreendem, um projeto dedicado a impulsionar o empreendedorismo feminino na comunidade da Vila Ana. A ação é promovida pelo Grupo de Empreendedorismo e Criatividade da unidade, por meio da Frente de Mulheres Empreendedoras. Criada em março de 2024, tem como foco oferecer capacitação prática e apoio estruturado a mulheres que conciliam múltiplas responsabilidades.
“O Elas Empreendem surgiu da percepção de que essas mulheres enfrentam desafios muito específicos, que vão além das questões técnicas de um negócio. Muitas acumulam múltiplas funções e, frequentemente, não contam com uma rede de apoio estruturada. Nosso objetivo é justamente oferecer esse suporte, com educação de qualidade e desenvolvimento pessoal e profissional”, explica Fábio Trombeta, coordenador da área de Gestão e Negócios do Senac Jundiaí.
Capacitação com foco em propósito e sustentabilidade
O projeto busca tornar os negócios das participantes sustentáveis, lucrativos e alinhados aos seus propósitos de vida. A metodologia inclui workshops e treinamentos práticos nas áreas de Finanças, Marketing, Desenvolvimento de Produtos e Planejamento Estratégico.
Além disso, as mulheres têm acesso a ferramentas que ajudam a evitar prejuízos e a maximizar resultados, dentro de uma rede colaborativa.
“O diferencial do projeto está justamente na escuta ativa e na adaptação constante às necessidades dessas mulheres. Trabalhamos com um olhar muito atento à realidade delas, oferecendo soluções personalizadas e integradas à metodologia do Jeito Senac de Educar, que coloca o estudante como protagonista do próprio desenvolvimento”, reforça Fábio.
[tdj-leia-tambem]
Próximo encontro e planos de expansão
Atualmente, o Elas Empreendem atende um grupo fechado da comunidade da Vila Ana, com encontros quinzenais às segundas-feiras. O próximo está marcado para o dia 23 de junho, das 8h às 12h.
A expectativa é que, após avaliação dos resultados da turma piloto, o projeto seja expandido para outras comunidades de Jundiaí.
Parcerias ampliam o impacto social
A iniciativa conta também com o apoio de empresas e organizações locais, que colaboram com insumos, materiais e recursos diversos, ampliando o alcance e o impacto do projeto.
“Nosso critério de sucesso não se limita ao crescimento financeiro dos negócios, embora esse também seja fundamental. Queremos promover uma transformação pessoal, social e profissional, que gere autonomia, autoestima e protagonismo para essas mulheres”, completa Fábio Trombeta.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		