
Os primeiros comércios de Jundiaí surgiram ainda no século 17, no coração da cidade. Desde então, o Centro tem sido cenário de transformações, resistências e lembranças que atravessam gerações. Enquanto muitos estabelecimentos não resistiram ao tempo, outros se mantiveram vivos, guardando histórias que compõem a identidade local.
Entre essas memórias está a de Leandra Maia, atual presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, que cresceu frequentando as ruas centrais. “Andar por estas ruas me emociona profundamente, é revisitar o passado de uma criança feliz, filha e neta de comerciante, o Rei do Vidro da nossa cidade.”, relembra.
[tdj-leia-tambem]
Histórias que atravessam gerações
Outra lembrança marcante é a de Aiche Abbas, que chegou ao Centro ainda adolescente. Aos 13 anos, acompanhou o pai, recém-chegado do Líbano, na abertura da tradicional loja Móveis São José, em 1964.
Já o comerciante Roberto Fernando Giovanni destacou como as transformações no comércio modificaram hábitos de consumo, mas sem apagar o valor da tradição.
O episódio mostra que, mais do que um espaço de compras, o Centro de Jundiaí é guardião da memória coletiva da cidade.
Série ‘Descobrindo o Centro’
A ação da ACE Jundiaí busca valorizar o patrimônio, fortalecer a identidade histórica e cultural do município e dar protagonismo ao comerciante da região central.
A série apresenta vídeos temáticos que revelam histórias, curiosidades e personagens, destacando diferentes pontos da região central. Já foram lançados episódios sobre:
- O início de Jundiaí no século 17, desde a formação do povoado.
- A Catedral Nossa Senhora do Desterro, marco histórico da cidade.
- Os pontos culturais da rua Barão de Jundiaí.
Todos os vídeos estão disponíveis nas redes sociais da ACE Jundiaí. Assista a seguir:
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4